sexta-feira, 17 de setembro de 2021

 O meu pais é um imenso continente 

detentor da maior floresta, de um imenso serrado, 

de um extenso  pantanal. o mar atlântico é o seu divisor,

todo em florestas verdejantes. este meu pais que já foi invadido 

 no passado por mais de uma vês, e em todas  os invasores faram 

expulsos, e hoje este mesmo pais vive atacando  este meu pais 

da bandeira verde branco e amarelo. que é o Brasil....

Falando de queimadas na amazônia, este mesmo pais da Europa, 

que foi um dos invasores agora estão querendo retornar com as suas 

invasões disfarçadas que Amazônia é o pulmão do mundo, e que o seu governo 

Brasileiro não cuida dela, ora me lembro que no ano passado os Estados Unidos 

pegou fogo matando centenas de pessoas até cidade fora destruídas, 

e ninguém falaram nada, até a nossa mídia denegrindo o nosso próprio pais,

mandou helicóptero para mostrar ao mundo a nossa amazônia pegando fogo, 

eu os desafio que daqui até janeiro do ano que vem. mande de novo o helicóptero

e o seus jornalistas, para mostrar ao mundo como  estará  o que foi queimado, 

vão ver tudo verdejante, e bem mais bonito que antes, das queimadas sabe o porque 

isto acontece, são as cinzas que ficou e com as chuvas as cinzas se transformaram  

em salitre, que é um eficiente adubo que serve para qualquer  prantas. do milho as arvores. 

outro ensinamento  sobre o fogo, ele queima de baixo para cima não aquecendo 

a terra, principalmente quando queima de baixo para cima, o oxigênio  produzido 

pela a queima da relva  aumenta o vento jogando o calor para o alto, ficando as cinzas 

nas raízes, quanto mais combustível   que é o oxigênio aumenta a força do vento, 

é por isto que a terra não é aquecida, porque o fogo queima de baixo para cima, 

por causa do oxigênio que se desprende da relva que queima formando o vento, os 

maiores poluidores são o petróleo e o carvão, que são os combustíveis mais usados

na Europa,  e são os próprios que mais criticam o Brasil, esta minha escrita  vai para o Facebook e o twitter com isto não sou de acordo com quem faz queimadas criminosas, eu tive terras mais nunca ateei fogo na reserva de floresta como compre a vendi sem cortar nem uma arvore, 

quando fazia as cercas usava   os eucaliptos plantados  por mim, um concelho nunca ateia fogo

de baixo para cima, faça  um bom aceiro, e atei o fogo de cima para baixo e aos lados , só assim terá o controle  do fogo. Escrito por José da silva caburé poesias contos &versos,

Araruama, 17/09/2/021 .

    


Nenhum comentário :

Postar um comentário