sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

hoje em dia só acredito em mim,e a natureza. O que eu mais acreditava e admirava, só foi um sonho. este sonho em mim deixou de existir. se tal coisa acontecer,vou deixar de acreditar,em tudo até que a nossa bandeira era verde amarela, quem tinha a obrigação de cuidar dela amarelou=se, ela envengonhada envermelhou=se; para mim que eu os admirava os verde oliva, dos botõs dourados, amarelao=se e ficaram desbotados;e quem os vestes para sempre estarão ajoelhados e envergonhados. Que pena eu não ter estudado e servir a minha patria como um simples soldados, e não ter o previlegio de usar o verde oliva com quatro estrelas e os botoes dourados e ter o saco arroxiado. Escrito por José da silva caburé poesias contos& VERSOS. Araruama; 30/12/2022.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

O MAIS ALTO GRAU DA EGUINORÂNCIA; QUEM QUIS SER REI FICOU SEM O SEU REINO! O HOMEM APAGOU O SOL, FICAMOS NA ESCURIDÃO; SEM A LUA E AS ESTRELAS; MATOU A NATUREZA, VEGETAL E ANIMAL, TUDO MORREU, NADA MAIS NASCEU, A ÁGUA EFAPOROU, NADA MAIS RESTOU; A TERRA SE TRASFORMOU EM CINSAS,E AREIA! A INTELIGENCIA É UMA FACA DE DOIS GUME,CORTANDO DE UM LADO PARA O BEM , O UTRO PARA O MAL. HO HOMEM FOI O ANIMAL MAIS FEROS DA TERRA; AINDA BEM QUE ELE JÁ NÃO EXISTE MAIS NA TERRA; É ASSIM QUE EU VEJO O FINAL!!! eSCRITO POR jOSÉ DA SILVA CABURÉ POESIAS CONTOS & VERSOS, ARARUAMA;28/12/2022.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Espirito que ama, a sua alma Vou alegrar a minha alma! Levar ela a paçear em um barquinho a remo; em águas claras que não seja no mar, em água doce sem assucar e sem sal. Que não seja um rio, corrégo de águas claras e trasparente, cheia de peixinhos, em seu leito arei branquinha, em sua margem margaridas branquinhas, no meio da relva verdinha, faça de conta que sou um rei ela rainha;espirito que ama alma feliz. Ceu azul refretido na água deste rio a lua e as estrelas tudo em calmaria!!! Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos.Araruama; 18/12/2022.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Não reclame do mundo, ele é a coisa maias perfeita que Deus criou; nele nada mudou; o que muda são as coisas que viveram e vivem nele; O axpécto fisicos, o modo de vestir e agir; o respeito a natureza,que faz parte da humanidade,o modo de educar os filhos, para que respeite e ser respeitado, Mudar o modo da goverância, tendo um regime justo e forte, Que as leis sejam igualmente para todos,independente da situação financeira e literária, que não exita corrupição, na administração publica, porque é o nosso dinheiro sacrificado, enquanto nós nus alimentamos com farinha e água , eles se alimentão com lagosta champae e caviar, mude este modo de governar, sem congresso, e camara dos deputados, fonte da corrupção, porque não um rei e uma rainha, muito melhor seria, a mim que sou justo e onesto não importa ter pena de morte. Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos.Araruama, 15/12/2022.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Alem da natureza que é o universo ainda vivo a sonhar! Com a minha vida vivida,até hoje aos meus oitenta e seis anos, entre o bem e o mal, enfrentei os dois, com dignidade abraçando 0 bem e ignorando o mal.mesmo sabendo que ambos fas parte da vida, cada um de nós vivemos entre os dois, que são caminhos diferentes, o diguino e o indigno, a moral e a imoral. entre os dois só vivi em pecado carnal. amando e sendo amado; é sobre este pecado que ainda vivo a sonhar, com cada momento que eu amava e era amado. todas por mim foram traidas,assim sempre foi a minha alma, esta é a minha ecencia, mas amava todas sem distinção,todas as mulheres me atrai,nem uma delas trai por não ama-las até hoje tendo oitenta e seis anos ainda sei amar ; porque tenho os cincos sentidos funcionandos principal mente o olhar e o tato, a boca a lingua e os meus braços, e a vontade de viver feliz amando e ser amado. sabedor que tem muitas mulheres mal amadas, desrespeitada e desvalorizadas.isto me deixa triste pois Deus as fes para povoar a terra a mulher e a água são a fonte da vida. sem elas a terra seria um vasto deserto. até eu que gosto tanto delas não ezistiria. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 28/11/2022.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O brasil esta destinado a ser o unicvo pais da direita. SE o Prtesidente Bolsonaro for o vencedor das eleições de 2022, ele sera o unico presidente democrático na terra! Porque em cada ministério tera uma pesssoa onesta e democratico, seja homem o uma mulher,cumpridor das leis do pais, sem distinção de raça ou de cor, seja rico ou pobre, sobre as vestimentas dos juizes, deveria ser da cor da nossa bandeira, o branco verde amarelo. representando o povo Brasileiro.Escrito por Jiosé da silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 24/11/2022.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Eu e a solidão sentado na sobra de um pé de oliveira; Arvore consagrada por Jesus. Solidão minha velha companheira; Temos os mesmos gostos, Somos amigos; Amigos da natureza. Juntos aqui estamos neste pedasso de terra que Deus me deu; nus fundos da minha casa, esta bela chacára repreta de arvore frutíferas, onde canta os passarinhos,João de barro faz a sua casinha no abacateiro, o beija flor beijando as flores; a sua preferida é a flor do maracujá, as mangabas azuis polarizam as flores, revoada de canarinhos tomando banho no chafariz. Este é o lugar que eu sempre quiz, Mente sã Alma feliz. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama. 23/11/2022.

domingo, 20 de novembro de 2022

A curiosidade é uma coisa perigosa, que pode te viciar, e até te matar. ela é uma coisa que te da vontade de ver, saber, tocar, e conhecer. Quando tudo é exposto mesmo que se veja pela a primeira vês não existira mais a tal curiosidede; pode até ser uma coisa diferente, hê é só e nada mais. As coisas desconhecidas tem mais valor, até em algum caso se paga só pra ver; e muitas das veses ficamos decepcionados. Até pode acontecer quando conhecemos uma linda mulher. a gente se deita e dorme e quando acorda é ai que vemos a tal curiosodade. que pode ser uma coisa boa ou muito ruim. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama.20/11/2022.

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Mulher bonita não fica tristee que o cupido é uma tribu armada de arco e frexa, Até hoje você só foi frexada de raspão, era cupidos destrenados que só aprenderam a pascar com arpão. Sereia não se pesca com arco e fraxa e nem arpão. Eu sim, sou um peixe maroto, uzo chapéu Panamá, terno branco, lenço de seda no bolsinho e um crava vermelho na lapéla do meu paletó; perfume importado tudo isto para te ofertar, são mimos meu deste peixe maroto, Eu sou o boto que vivo pra te amar. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama;11/11/2022.

domingo, 6 de novembro de 2022

A ingratidão fas doer o coração! A"água é a fonte da vida, são as lagrimas de São Francisco,foi mesmo que furar os olhos do passáro preto pra ele cantar melhor; lá no certão; Lá era assim, onde velhas e novas até crianças,. tinham calos na cabeça de tanto carregar de bem distante, lata D"Água barrenta no sol escardante nas trilhas da catinga; porque não podia pagar um carro pipa, sofria que dava dó. ate Que um milagre aconteceu,São francisco os salvou; mas quem sofria os esqueceram, e se as lagrimas deste santo secarem, e nem ter mais Água barrenta, pra carregar.tive dó em ver um homem chorar. Escrito por José da silva caburé poesias contos versos. Araruama, 06/11/2022.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Adoro os montes só para ver distante, os prados, os rios e o horizonte, veja o que Deus fez para mim, para que deixo de descer, e subir, de uma terra seca ele umedeceu, fez nascer um olho D'água, que se tornou uma fonte, desta fonte um rio, de águas cristalinas descendo da colina, serpenteia, abrindo o seu caminho entre as pedras, até tombar de uma pedreira, se tornando uma linda cachoeira, que se formou um remanso, onde bebe água os passarinhos, e na branca areia revoada de borboletas coloridas, que maravilha, eu aqui de cima bem mais pertinho do céu, entre as nuvens brancas, as noites adoro a Deus, através da lua e das estrelas. Sou universal, sabedor que Deus está em todos os lugares, entre as pedras, nas águas, e nas árvores, ele criou o universo para ser a sua morada! Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos. Araruama. 30/04/2024.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Olha as maravilhas da inteligência humana. Mas não é tão maravilhosa como as fezes branca de um cão; A evolução humana chegou a tal ponto que tem a capacidade de destruir a humanidade, mas não consegue a cura da aids. A especie humana é a mais feros de todas as feras da terra; a cada reprodução os seus filhotes já os supéram, dizem que os estudos literário educa e evolui, k k k ; eu nasci no campo a oitenta e seis anos atáz, nele aprendi a plantar e colher, com o meu pai aprendi deles a retirar todos os seus sub produtos do milho a cana de assucar,só pude estudar até o segundo ano fundamental.fui servir a pátria,pacei por duas ditaduras, delas não tenho nada a reclamar, em cada uma tive um bom emprego, nas duas ceguei a chefia, olha que só fui na escola até o segundo ano fundamental, mas fui um vira mundo, procurando o saber, os meus professores foram muitos que nem sei conta-los, aprendi muito, mesmo assim até hoje o que aprendi não é mais que uma gota de todos os oceanos, nunca fui processado, pelo o contrário fui um dos vinte e um dos jurados do foro de uma Cidade em Minas Gerais, Já fiz muitas coisas na minha vida, mesmo sem ter um diploma se tivece nunca uzaria o Dr, A minha religião é a Natureza, aqui na minha chacara entre as arvores frutiferas, abro os meus braços como o emblema de uma cruz. eu cinto a pezencia de Deus e do seu filho Jesus, como seria bom cada diplomado que seja para o bem da humanidade, e não para demostrar superioridade,perante a quem não pode frequentar uma univercidade,o mundo me encinou que até um formando engenheiro precisa de um mestre de obras , como um navio para atracar em um cais o comandante precisa de um pratico para atracar o navio ou zarpar para a sua viagem . Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos,Araruama;26/10/2022.

sábado, 22 de outubro de 2022

Sabe moço o que é uma casa de pau apiqui, coberta de sapê.simples e singela mais eu gosto dela eu moro em uma dela, na beira de uma verdejante mata, um rio e uma cachoeira, que o seu barulho é abafado, pelo os cantar dos passarinhos,aqui não á solidado, a mata tem os bichos e os passarinhos,é um jardim encantado, as noites o céu e mais azul, a lua e as estrelas brilhão mais, o ar é suavel, do campo vem o cheiro das flores, onde se alimenta o beija flor,na areia branca do rio revoada de borboletas de várias cores,a minha alma vive em um paraiso, o meu espirito vive voando a procura de uma inspiração. para que eu escreva um verso, ou uma canção,nas noites enluarada pego a minha viola e em meus pensamentos para elas fasso uma serenata; o som da minha viola resoua dentro a mata,acordando a passarada, a ves deles é quando chega a madrugada. é o canto das passaradas, como eu gosto de viver aqui junto aos bichos e os passarinhos. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 22/10/2022.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

tenho um cavalo campolino de nome beija flor, tenho uma cela reforçada onde prende um laço de sete braça do coro de um boi matador, o meu cavalo tem marcha picada e uma boa andadura, ele aguenta a viajem em quanto durar, tenho um berrante feito do chifre de um boi marua, sou um peão boiadeiro tenho muitaas coisas paa contar, em cada parada uma namorada, uma noite de amor, se tive filhos até hoje não vieram me procurar, se tiver por mim serão registrado, e quando eu morrer vão ser dono da fazenda, e de toda a boiada,sempre fui um homem justo vivendo na onestidade,eu levava boiado dos outros hoje tenho mais de mil cabeças de gado. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 20/10/2022.

domingo, 16 de outubro de 2022

Toda a minha vida eu tive um sonho. que quando tiveçe dinheiro comprar um carro mustangue pra mim, e viajar com a capota arriada, sentindo a natureza, e o vento na cara, mas isto é só um sonho, e as veses quando acordo fico a pensar, o que vale eu ter este sonho e com ele perder a minha doce vida? sabedor que tenho um carro veloz que chega a duzentos por hora, e perrder a minha doce vida, e ai acaba a história, do mustague de capota arriada, e melhor comprar um gipe e andar com ele com o para briza arriado,sentindo vergonha na cara, o vento que sopra lá sopra aqui também a gente só uza o que tem. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama. 16/10/2022.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O meu querido passarinho, meu beija flor amado; você sabe onde eu morava, em um castelo rodeado de um grande jardim florido, hoje vivi de favores , em uma casa velha abandonada, em cima de uma pedreira, onde não nasce nada, nem água tem, nem mais tenho o seu amor, vivo triste abandonado, não tem mais a parreira do maracuja onde você todos os dias voava para se alimentar do necta da flor do maracuja, aqui o silencio é total, não escuto mais o cantar do sabia, nem a seriema piar, já não tem mais o pé de goiabeira nem o banco velho para eu descansar,sinto saudades de você meu grande amigo, hoje vivo abandonado, até a quela mulher bonita que eu amava e vivia ao meu lado foi embora hoje mora em Minas Gerais, mulher bonita igual a ela não existe mais, sei que vou morrer sozinho e sem o seu amor, e os carinhos da quelas mãos de fada, que me afagava quando eu voltava cansado do rossado, A casa estava limpa e as rouas lavadas,hoje vivo sujo e as roupas rasgadas, voua meu amigo beija flor, encontre ela por favor,leva pra ela este recado, volte mulher bonita, minha doce amada, não deixe que o seu velho amor morra abandonado, Escritopor José da silva caburé ;poesias contos & versos, Araruama. 14/10/2022.

domingo, 9 de outubro de 2022

quem teve um rei sempre sera rainha, das cartas de um tarô foi confirmado aquele grande amor! Vocé sempre foi uma mulher bonita; uma formosura, um encantameno, que pertuba a minha mente, Sei que teve um grande amor, que a bem pouco tempo chorou por ele, mesmo assim continua linda, sempre sorridente. você sabe que neste mundo tem começo e fim, sei que tem esperança que para o futuro ter o recomeço que vai te faser feliz, Quem dera eu ter menas idade faria de tudo para ter o seu amor; infelismente este poéta vai morar em um paraiso, no meio as flores e dos passarinhos. sou um adorador da natureza, criado por Deus assim como você é esta linda mulher!!!! Escrito por José da silva, poesias contos& versos Araruama, 09/10/2022.

sábado, 8 de outubro de 2022

Sim foi um grande amor! Se sofri e se chorei, não foi por sentir a falta de você; a minha insônia sem poder dormir, não era por ter saudades de você. O nosso passado ficou no esquecimento, para nós dois não mais existe futuro, e nem o presente, o que restou foi só sinsas que o vento levou, sigo sozinho o meu caminho, sem ódio e sem rancor, a procura de um verdadeiro amor!!! Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos, Araruama;08/10/2022.

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

os deuses do mundo; Quem profetisa que o mundo vai acabar, estão mentindo; o huniverso teve principio mas não tera final. A terra fas parte do huniverso, e nela já existio vários abitantes,em vária éras, a ultima foi os dinozauros! sabemo disto pelo os biolagos que em certos lugares da terra os seus restos mumificados, mas antes deles deve ter outros abitantes que não são do conhecimento da nossa era, nós os humanos tambem fomos diferentes, com o tempo fomos desenvolvendo em aparência e sabedoria. até os dias de hoje, mas o huniverso continuqa sendo o mesmo nada nele se modificou,antigamente existia muito mais terremotos e errupção vulcãnica; e maremotos,e furações aqui na terra, quem modificou fomos nós os humanos, não existindo mais a escravidão, somos libertos, a ponto de matar uns aos outros como se m,ata uma barata; poluimo os lagos rios e omares, devastamos as nossas florestas, fasemos guerra até arma nucleares já foram uzadas, hoje não sabemos quando estas bestas vão acabar com a humanidade, até que surja outras vidas diferente, mas a terra continua mesmo doente ela sobrevivera para sempre, porque ela faz parte do huniverso.escrito por José da silva caburé poesias contos & versos; Araruama. 30/9/2022.
Canta canarinho, quero ouvir o seu cantar, Acalma a minha alma, com o seus gorgeios, fassa dupla com o sabia,cante em dupla em um concerto musical; Quem me dera canarinho eu tambem ser um passarinho e tambem saber cantar; perdoa passarinho nós os humanos destruindo o seu abitar. poluido mares lagos e rios, e derrubando as matas,o ar puro virou fumaça.Escrito por José da silva caburé; poesias contos & versos. Araruama. 30/9/2022.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Ai que saudades me dá, quando me lembro eu deitado em seu colo, dormindo em seus braços; quando acordava te dava um beijo, e um abraço; apertava a sua cintura, te colava em meu peito, desprendia o seu vestido, afagava o seu corpo inteiro, ajoelhado aos seus pés ouvia os seus gemidos; omedecia-me em seus praseres; você esmorecia o seu corpo era o colchão o meu o lençol, tudo comçou em uma noite de lua acabou já sol: Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos Araruama. 29/09/2022. ,

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A procura da paz! Eu estou vivendo por viver, carregando a minha cruz, que no final desta minha estrada, longa, onde cumpri a minha missão. ficara gravado o meu nome em uma rude cruz! Deste mundo não levarei nada, porque nada eu fui; só um punhado de bactérias, que devorás toda a minha carne, restando o esqueleto e os cabelos, que são rejeitado pela a terra.A quem ficaras com os meus sacrifícios, assim também findaras!!! Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 21/09/2022!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Eu sou um cara que não reclamo da vida. tudo de mal que acontece comigo serve de aprendizado; o ultimo foi a quinze dias, fui colocar uma luminária no alto da parede para iluminar a area da piscina em uma altura de quatro metros, a escada escorregou e eu vim ao chão, estava sozinho, a pele do meu braço esquerdo foi arrancada ate a altura do meu ante braço, tive um corte na cabeça onde levei quatro pontos e um pequeno corte no polegar esquedo onde levei um pontinho. sei que fiquei desacardado não sabendo quanto tenpo só calculando no meu rasciocino, que deveria ser bastante tempo, pois o chão estava com muito sangue já cuagulado, como tambem no meu rosto e a frente da minha camiza, foi assi que calculei que ali fiquei desacordado bastante tempo, fui ao tanque de lavar roupa, lavando a minha cabeça e o meu braço com a minha mão de baixo para cima colocando a pele para o seu lugar, enrolei uma toalha e pedi ao meu vizinho que me levaçe ao hospital, ele pronta mente me levou, chegando lá fui atendido pelo um medico bem novinho. ele sem pressa para pedir a enfermeira que me cuidasse, saio só bem depois ele voltou com uma enfermeira, e mandou que fisesse o curativo, falei com ele que tinha um corte na cabelça, ele deu um no dedo polegar e quatro na cabeça. ali fiquei por um bom tempol quando ele voltou perguntei posso ir embora doutor, não vai lá no quarto andar para fazer uma radiografia, chegando lá o tecno mandou ponha a sua mão que esta com o ponto emcima da mesa. doutor acho que esta errado eu levei uma queda de quatro metros de altura batendo com a cabeça e o senhor vai tirar uma radiografia do meu dedo; Não posso faser nada tenho de obedecer o que o medico prescreveu. conclusão hoje ao centar deitar e levantar tenho que esperar em pé segurando para não cair. em qualquer profição que se aprende na teoria, precisa de um pratico. quem ergue um edificio é na responsabilidade de um mestre de obra que tambem se dizem um pratico. assim é em todaa profissão. Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama.19/09/2020.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Ai meu Deus, que saudades tenho, das maravilhas da natureza,em noites de primavera; sentindo o cheiro das flores dos campos,o céu estrelado, em uma noite enluarada, sentindo a felicidade ao meu lado; sentado na beira deste rio de águas cristalina,que refletia no céu, a lua, e as estrelas toda esta beleza universal. na areia branca revoada de borboletas coloridas se esvoassavam, sobre a luz da lua,eu sentado na beira deste rio, em baixo de um pé de ingá; sentindo os respingos da caixoeira que umedecia os meus cabelos ouvindo o seu som muzical, chuá, chuá, chuá. Ai meu Deus,que saudades de lá; oitenta e seis anos se passaram,eu enveleci; Mas ela continua jovial, refletido o Céu, a lua,e as estrelas, em seu cristalino espelho D'água, Escrito por José da silva caburé poesias, contos & versos; Araruama, 14/08/2022.

sábado, 27 de agosto de 2022

Ai que saudade de você, Já fiz de tudo tentando te esquecer, mais não consigo, quanto mais eu tento, mais apaixonado fico; parece feitiço, vou mandar fexar o meu corpo, com as sete chaves sagradas, preciso que me liberte desta praga, deste amor malvado, Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos. Araruama. 27/08/2022.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Todos os seres viventes são filhos da terra; como as arvores, as flores, e a relva; Os animais manso e as feras. e as aves quem domina uma boa parte do universo; Nem um desses filhos fasem mal a mãe terra. Só o homem que é o cancer dela,devasta e queima, mas vive dos frutos dela. Ela é tão revoltada que do homem ela não quer nada, ela rejeita a sua carne deixando para as bactérias. Escrito por José da silva caburé; poesias contos & versos Araruama;25/08/2022

sábado, 13 de agosto de 2022

A minha gratidão a quem eu nunca vi, A minha fazenda é o meu paraíso, é um pedaço do mundo que Deus me deu, tem rios e lagos de águas cristalina, uma belas caxoeira que deçe pela a mata verdejante de onde canta os passarinhos, Meu gado de pura raça, e os meu cavalos campolino e manga larga, tem bela andadura e marcha picada; Nas noites enluarada, tem moda de viola e churrasco na brasa. Nas noites sem luar e sem as estrelas tem revoada de pirilampo, inluminado todo o canmpo. É deste jeito que sinto no meu peito, sastifação em viver lonje do mal, vivendo aqui me sinto bem. até o ár que respiro sinto a fragancia das flores do campo, deste paraíso que Deus deu pra mim. Escrito por José da silva caburé; poesias contos & versos. Araruama. 13 13/08/2022.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Ai como dói este caração sofredor; Não sei se é de ódio ou amor, Como vou saber sobre esta dor tão dóida que sempre doeu toda a minha vida. mesmo entre todas as mulheres que tive, de donzelas a mulheres da vida tenho certeza que nem uma delas queira mal para mim, sempre por todas tive respeito amizade e carinho,o meu amor somente pertence a Deus e o universo, amo o sol, a lua, e as estrelas, sou filho da natureza composto pelo os quatros elementos, a terra, a água o fogo e o vento. não deveria sofrer tanto; deve ser de inveja destes meus encantos e por não ter amado a quem tanto me amou; Amigas entre todas valeu muito mais que amor, é o respeito, admiraçâo e concideração por todas, nunca seria capás de ofende-las,maltratando os seus corpos, com agreções, para mim a Mulher é um ser divino que Deus ordenou que povoacem a terra sem a mulher a terra seria um vasto deserto sem vidas, a prova é que eu existo...Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos, Araruama; 10/08/2022.

sábado, 6 de agosto de 2022

Ninguem nunca acreditou em mim. Esta vendo aquela bela igreja ali seu moço, foi eu meus irmãos e os meninos da época que quebramos todas as pedrinhas para preexer as colunas e as lagens dela. é a igreja mais bela de toda a região, costruida na adeministração do padre Joaquim tendo como contrutor o senhor arno, Aqui nesta cidade senhor moço fui ajudante de pedreiro, vendedor de pães nas roças nos sabados, ajudava o meu pai com um lote de cavalos para vender lenhas na cidade, quando completei desecete anos fui servir a pátria,dando baixa fui para o Rio de Janeiro concegui um bom emprego ajuntei um bom dinheiro e fui de ferias vizitar os meus pais, soube que tinha umas terras a venda foi até o seu dono e fis o negicio, pedindo a ele quinze dias de prazo para traser o dinheiro que foi acordado as terras foi vendida pela a quantia de tres milhoes de cruzeiros, sendo um mil e quientos de entrada e des prestações de cento e cinquenta mil. quando foi no decimo quarto dia eu desenbarquei nesta cidade de nome Matipó, logo vi ele o senhor dimas de paula na porta deste brar ele ficou pasmo em me ver, como você aqui? senhor Dimas nós nos acordamos que eu viria dentro dos quinzes dias! eu sei mais o Joãozito me falou que era para que eu encomendace um banquinho e ficace te esperando porque você nunca mais voltaria aqui porque você era um bunda suja não dinheiro para comprar a passagem de volta. comprei ,paguei e depois de quarenta anos a vendi, na minha saida fiz doação para a casa de cultura desta cidade de Matipó de um carro de bois, uma tacha de cobre grande um engenho chatanoga e um alambique de quatrocentos e cinquenta litros de caldo, hoje em dia esta casa de curtura deve estar um brinco repleta de coisas uteis para o aprendizado das crianças desta bela cidade, eu José da silva caburé poesias contos & versos Araruama 06/08/2022,

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Sera que hoje em dia daria certo o Brasil ser um Império. comandado pelo um Imperador, sem a escravidão! Seria bom se hoje divecemos homene da extirpr de dom pedro? mesmo hoje na modernidade,é desta modernidade que alguem teria a capacidade em demostrar as suas penosas viagens do rio de Janeiro a Minas Gerais; ele quem comandava a cavalgada, quando seguia e quando parava, Era uma uma só pessoa que usava da palavra de comando, É isto que o Brasil esta precisando. devemos voltar aos tempos dos grandes homenes, para reformular as leis, e a palavra ter valor? Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama;05/08/2022.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Neste meu corpo só o meu espirito abita! O meu corpo é fexado, nada nele pode penetrar, nem bala de fuzil ou gume de punhal. nem feitiço ou mal olhado, embora ele seja todo marcado, da cabeça aos pés, como se fosse todo tatuado, mas este corpo é sagrado, não é muro velho nem edificio abandonado; mas pelas as marcas que existe nele, ele é feio, muito feio, tão feio que ninguem olha, não sabe eles que por dentro ele é uma rosa,uma rosa branca espuma do mar, a preferida de emanjar Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Na cidade não moro mais, serei caipira. No tombo da cachoeira, no remanso de um rio; de águas cristalinas, fiz a minha morada, onde crio a minha família; Iracema a minha carioquinha. Jupiá, Cirena e jurema são nossas filhas; sou um homem feliz, não faltando nada na minha vida; planto na minha roça arros, feijão, e milho, mandioca para fazer polvilho e farinha; no chiqueiro os porcos, no terreiro o galo e as galinhas; se quero comer um peixe tem muitos no rio. As minhas causas não são rasgadas, tatus só no mato, o meu corpo limpinho, não sou edifício abandonado, nem muro velho cheio de risquinhos. 
Escrito por José da silva caburé, poesias, contos, & versos. Araruama 30/04/2024.

sábado, 23 de julho de 2022

Pai o senhor se foi, a sua cópia em mim ficou, é positiva, igualzinha a si; vida de sofrimento e dor, mas sem ódio, só amor. Me lembro ainda, um menino, não descolava do senhor, sempre juntos, a maioria na garupa do cavalo beija-flor; muitas madrugadas, debaixo de chuva raios e trovoadas e vento frio; do córrego dos pinheiros, até os dos réis, só nós dois, não tinha vocês, retira o arreio do cavalo, e me cobre com o cochinil de lã da pele de um carneiro, enrola a manta quente do calor do lombo do cavalo, e me fás um travesseiro. Assim fui crescendo, o senhor me encimando, eu aprendendo, ser tropeiro, e carreiro; plantar, e colher os frutos da terra, da cana o assucar mascavo, e aguardente, azeite de mamona, que era a Petrobras de antigamente, pai, hoje eu já velho, passando tudo que passamos, e nunca fomos reconhecidos, vivemos do trabalho honestamente, nos de estatura pequena, mas nunca faltou o pão de cada dia para a família, pai o senhor e eu vivemos despercebidos, sem amigos em todos os sentidos, saudades pai, nós dois tínhamos orgulho um do outro, pai e filho, caminhamos sempre juntos, gostava de caminhar e falar comigo, pai querido eu nunca o esquecerei; meu único verdadeiro amigo, pai eu também tenho orgulho de ser seu filho. Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos. Araruama; 
30/04/2024.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Como eu queria estar entre este bando de andorinhas, neste verão fazendo evolução, sustentado pelo o vento,como se sustenta um avião, voaria o mundo inteiro, sentindo uma grande sastisfação, de estar bem mais perto de Deus, obecervando lá do alto, a suas belas criações, vendo as matas verdejante, lagos e caixoeiras,rios a caminho do mar, das águas cristalina que desse das montanhas, formando lagos e umidecendo os pantanaes, de onde reina a natureza na amazônia Brasileira, cubissada pelo o mundo inteiro, orgulho dos Brasileiros, este belo jardim que Deus nus deu, ninguém ira toma-lo, somos uma grande nação, que sustenta o mundo inteiro, altaneira como o pico da Bandeira, de onde pode avistar o pico da nebrina na amazônia Brasileira, onde poode astear a bandeira Nacional , branca, azul, verde, e amarela, somos apaixonado por ela... Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos. Araruama; 22/07/2022.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

ao governo Brasileiro, quer evitar a internacionalizasão da Amazônia? povoe as fronteiras, fazendo rodovias e dando a cada homem do campo três ectáres de terra com o direito em desmata-la para plantar e criar o sustento da sua família, que retorne a suas origem de onde nunca deveria ter saido e vindo para as cidades povoando favelas, onde os seus filhos são doutrinados para ser um futuro bandido assacino deixando viúvas e orfam; que o governo de cem em cem quilometros costrua um dos quarteis das forças armadas, um hospital e uma faculdade, e escola qaté a oitava serie, e postos de saúde,só assim o Brasil ficara protegido pois ficara dividido entre Brasileiro, formando uma cerca humana contra os inimigos envasores.tenho a certeza se algum dia ter um presidente que acolha esta ideia o Brasil dentro de poucos anos vai ser um pais imbativel e impenetravel sobre os inimigos que querem desapropriar a nossa alma verdejante, que é e sempre sera a nossa floresta verdejante azul branca verde amarelo.... Escrito por José da silva caburé, Araruama. 21/07/2022.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

O camino da minha vida.é uma estrada de terra batida! poeira e sol, ou chuva e lama, tenho sono, não tenho cama. Nas noites escuras sigo no piscar dos pirilampos; Acarimbamba vai na frente gritando amanhã eu vou, não para de gritar, não posso recramar da solidão, sintindo que não estou só, a carimbamba só vai embora no romper da aurora.! o rei dos astros vem chegando devagarinho, que bom vai esquentar o meu frio, logo vi na frente uma mata e um rio, ô que sorte, vou entrar na mata e cortar um cipó timbó,para adormecer os peixinhos, depois de saciado vou dormir na sobra e dormir um pouquinho depois seguuer de novo o meu caminho. Escrito por José da silva caburé, Araruama. 18/07/2022.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

O positivo e o negativo;são um casal perferito; que gera a vida, força e luz. A Humanidade hoge em dia estão vivendo em curto sircuito; Eu sou um que tenho os meus defeitos; Sou pouco loetrado, mas de quaasi tudo sei um pouquinho, sou filho, pai, e avô! Nasci homem e asssim vou morrer; Prefiro ter filhos gais que ter filhos ladrôes, e assassinos; sempre vivi dentro da onestidade, e curtuo a gratidão, sobre os verdadeiros amigos! nunca fui um bom negociante, quando vendo ou compro sempre tenho prejuiso, não pratico religião,e nem politica pois são duas firmas de sociedade anônima que nunca vão a falência.O mundo nunca vai acabar, a umanidade sim, levando juntos todo o mal que fizeram com a mãe terra, deixando ela cheia de cicatrizes. Escrito por José da silvqa caburé, poesias contos & versos.Araruqama;13/07/2022.

domingo, 10 de julho de 2022

O mundo esta mudado, porque a humanidade esqueceram do pai. porque não marcha pela a família de Deus, a santissima trindade, o pai fora esquecido, om filho endeusado. assim também é com a família terrena, tem pais que são mortos pela a sua fortuna, aqui na terra os valores foram invertidos, até o presidente e os seus ministros são contestados, os bandidos são protegidos, e os homens de bem são condenados; até as forças armadas são desrespeitas, e debochadas, na suprema corte ouvi um de seus membros falar o alto comando das forças armadas são homens de coecas furadas, quem manda e desmanda são eles,da suprema corte. Eles se esqueceram que quem manda no Brasil é o povo, e foram o povo que lá os colocaram atraves do presidente da época, eleito pelo o povo, O povo é a força desarmada, protegida pela as forças armadas, guardiam da nossa bandeira azul , branca verde amarela, que é a coisa mais bela, vale a pena morrer por ela.Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama, 10/07/2022.

domingo, 3 de julho de 2022

Sinto no peito uma angustia danada. Ninguem fala comigo, e quando eu falo todos ficam calados; sinto como se foce um cão abandonado, quando bato o portão escuto risadas; entre os humanos não existe diálagos, Eles estão enganados, eu me dou bem entre os quatros elementos, eu falo e escuto os pássaros; abraço as arvores, e agradeço os seus frutos; bebo água cristalina da fonte, respiro o ar fresco das matas; o fogo me aquesse do frio, sou filho da terra. Amo os mares os lagos e os rios; Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos. Araruama. 03/07/2022.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

O fACEBOOK ESTA ME PERGUNTANDO O QUE ESTOU PENSANDO. VOU TE RESPONDER FAC, VOU CONVIDAR AQUELA MULHER BONITA. PARA IRMOS PASSEARMOS NO CAMPO, QUERO MOSTRAR A ELA TODA A BELEZA DA NATUREZA E OSSEUS ENCANTOS, ELA VAI SENTIR A FRAGÂNCIA DAS FLORES DO JASMIM, QUE SÃO AZUIS E BRANCAS, SÃO LINDAS COMO TAMBÉM TU ES, O BELA MULHER, QUE TEM BRILHO NO OLHAR, E OS CABELOS PRATEADOS COR DO LUAR. eSCRITO POR jOSÉ DA SILVA CABURÉ POESIAS CONTOS & VERSOS. aRARUAMA, 29/06/2022.

domingo, 26 de junho de 2022

Para mim a petrobrás pode acabar, Só não quero que acabe a água e as arvores e o fogo, com eles a inteligência do homem cria trasporte, aqueçe do frio, e trasforma a água em energia, não só elétrica, toca moinho, monjolo, usa canoas a remos, barcos a velas e ate navios, a vapor;retorna a Maria fumaça. no frio uzam as laleiras,e para conzinhar uzam o fogão a lenha. tudo isto aconteceu no passado, até a mamona foi um dia a petrobras do Brasil, produzindo o azeite, como combustível e lubrificante; o campo deve ser de novo abitado, onde todos tenhão um pedaço de terra para plantar e colher, ter galinhas no terreiro porquinhos no chiqueiro, ter uma cabrita para dar leita para as crianças, não importa andar descalso, e uzar vestido de chita, e tomar banho de sabão feito de resto do olho de cosinha, mas todos de barriga cheia, com melado e bananas, e rapadura, com queijo. farinha de mandioca e oporvilho para faser mingau, e brevidade, foi assim que eu e muita gente foram criados, sabemos das dificulidades, mas fomos educados, mesmo sendo analfabetos mas do campo sabemos de tudo na platica, estejam plontos estarei aqui para ser o se guia.para que não passe fome nem frio.vote direitinho..... escrito por José da silva caburé poesias contos e versos.Araruama.26/06/2022.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Antiga mitólogia grega. sobre medusa. para mim ele tem fundamento; eu com oito anos de idade, brincando em um poço do lado de fora na janela da cozinha, onde despeijava a lavagem dos platos e panelas, este poço sempre existiu,onde também a minha mãe penteava os seus cabelos e jogava aquele bolo no poço, um dia eu brincando apanhei uma varinha de bambú, e fiquei cutucando dentro do poço quando levantei a varinha veio um bolo de cabelos da minha mãe e eles mechiam, enrrolando um sobre os outros. parecia cobrinhas, e nesta época a minha mãe era fertil, depois de mim ela teve a minha irmã Dirce. os sientistas deveria investigar este assunto colocando os ingredientes, que são compostos com restos de alimentos depositados a anos neste poço. conclusão para mim os cabelos de uma mulher ainda fértil tem vida... Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama. 22/06/2022.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Sou filho da natureza, amo as matas, rios e lagos; Praias de água doçe, remanso de águas claras, Nas flores as borboletas e os beijas flores, Nas árvores as passaradas, nos campos as ciriemas, carimbambas nas noites de lua cheia o céu estrelado, Gosto de viver deste geito, sou bicho do mato, sou onça, sou cobra sou gado. só me falta o amor de uma mulher madura dos cabelos cor do luar,para amar e ser amado!!! Escrito por José da silva caburé; poesias, contos, & versos.. Araruama. 21/06/2022.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

todos sábio sempre disem que ninguem é dono da verdade! mas nem um explicam onde ela está! Eu vus digo ela vive no olhar.Ver para crer. Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos. Araruama; 15/06/2022,

terça-feira, 14 de junho de 2022

refrequições; Refleti bem, no que eu tinha, e os que não os tenho, logo descobri, que não sou a quem, que junto a ti te faça bem,acordei deste sonho imaginário, querendo voar sem ter asas, ao lado de uma linda mulher magica, saboreando o frescor da brisa, ao lado uma sarcedotisa; vou sosinho e vagueio entre os meios de um roseiral aleio. Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos, Araruama; 14/06/2022.
A vida de todos nós. Deus me confiou muitas coisas pra mim trabalhar, mas é só pra tomar conta, das matas, dos rios e lagos, e dos pomares, deles tere de tudo, que a natureza me dara, ÁGUA LIMPA, O sol brilhante, a luz das estrelas e do luar, sei que um dia irei embora e outro ficará em meu lugar, sei que a vida de todos nós é passageira, só temos a vida e nada mais.nada nus pertence tudo pertence o pai!!! Escrito por Jsé da silva caburé , poesias contos & versos. Araruama. 14/06/2022.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Eu tenho saudades do passado, até do ontem; do mes passado, e de todos os anos da minha vida; da vida não tenho nada a reclamar, pelo o contrario, a vida tem sido maravilhosa, se alguma coisa não deu certo, o culpado foi eu, tal ves foi um momento de esquecimento de alguma coisa que a própria vida me encinou,e eu esqueci. Devo ter andado fora dos trilhos, por um momento, e o trem descarrilhou,mesmo machucado, tendo as roupas em farrapos, a vida continua maravilhosa, mesmo com os meus oitenta e cinco anos de vida, me sinto saudável, tendo os meus quatros centidos perfeitos, podendo ouvir falar escutar e sentir as fragãncias das flores, e os meus olhos para ademirar o universos, a lua e as estrelas, os rios e mares e o verde do campo, e os cantares dos pássaros, nada mais preciso, estou feliz, com tudo que a vida até hoje me proporcionou, Ainda vou ter a vida em minha companhia por mas sete anos, mas com sertesa irei voltar para novamente viver a vida sem reclamar; obrigado Deus por ter mi dado a vida.... Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos. Araruama. 07/06/2022.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

A saudade tem azas, que viaja grandes distãncias nas asas de uma borboleta ou de um beija flor, a procura de um antigo amor; Vagueia por varios jardins a procura da aquela unica flor; ela tem o olhos verde como a relva do campo, a minha primeira namorada tem a fragãncis das flores do plado, Um olhar distante, nos lábios um soriso franco, nesta noite a relva sera a nossa cama; tendo o céu a lua e as estrelas o nosso encanto. Até a estrela matutina ir embora, no raiar da aurora. Escrito por José dca silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 06/06/2022.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Minha amiga solidão; O solidão minha eterna companheira, juntos sempre vivemos, fassa calor ou fassa frio, chuva ou sol, a caminhada é longa, os caminhos cheios de espinhos ou lama, nas subidas ou nas decidas, sempre juntos caminhamos, sentido sede ou fome, mas somos conformados, com os nossos sofrimentos, dor já não sentimos, das nossas bocas já não sai nem um hai. em nossos lábios um sorriso, de contentamento, sabendo que a estrada é loga e todo este mundo é nosso!!! Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama, 03/06/2022.

sábado, 28 de maio de 2022

Ôi amor, quando me lembro de você, a minha intuição aflora. me dá vontade de abraçar o seu corpo inteiro, te dar um cheiro e te carregar no colo. porque não te conheci quando eu tinha vinte anios? Eu junto a você e o meu d K v, iamos conhecer o cristo redentor a vista chinesa e a mesa do imperador, Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama. 28/05/2022.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

 Uma Deusa viva!

Deusa dos cabelos prateados, 

Deusa do olhos que tudo vê,

Deusa de alma alada, viajante em busca dos mistério;

Deusa dos encantamentos, espirito de lus e de quebranto;

como água cristalina 

Mãe caridosa, zeladora de espirito, Deus o bendiga, 

e te cubra com o seu sagrado manto

Trago a sua imagem em meus pensamentos, perante a ti 

me sinto um pequenino grão de areia no meio de tantos em um extenso deserto!!!

Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos.

Araruama; 25/05/2022. 



sábado, 21 de maio de 2022

 Oi presidente, em vês  de dar bolsa família, dê incentivo para os fazendeiros,

manda todos pra roça os que estão desempregados, dormindo debaixo de maquies, e passando frio. 

 aqui eles tem o seu ranchinho, não falta o trabalho, no passar do tempo, vão ter a sua horta, os

seus porquinhos no chiqueiro,  galinhas no terreiro, até uma cabrita pra dar leites pros meninos. 

o campo vai ficar cheio de novo  do jeito  que quando eu ia vender pães na roça. quando eles não


tinha dinheiro, eu trocava por um franguinho ou uma duzia de ovos e ainda dava o troco,  deixava 

para quando eu voltar ia recolhendo o que era meu, voltava muito mais pesado, eu tinha apenas onze anos  mas sempre tinha o meu dinheiro para ajudar o meu pai, eu nem andava duzentos metro sem ouvir um galo cantar ou um cachorro latir, o campo era todo abitado era lindo de se ver, todos alegres e felizes, 

Ai que saudades me dá, de outra vês morar no campo, no meio da natureza, ouvindo o cantar dos passarinhos, beber água cristalina, passear no meu cavalo e tomar banho no rio, sentir o frescor das noites enluaradas, ouvindo o cantar do galo, a estrela d"alva indo embora para o sol nascer. revelando um novo dia.... 

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama, 21/05/2022.    

sexta-feira, 20 de maio de 2022

 Adeus o campo querido, onde nasci e me criei, 

aqui muito coisas aprendi, plantei e coli, fome nunca senti!

é fria a madrugada, eu e a solidão, alma conformada, 

enquanto o espírito vaga, nas lembranças do passado, 

praça linda, banco frio, o estomago vazio ronca;

em uma cidade distante, só eu a lua e as estrelas. a unica

roupa vestia, nos pés um sapato roto, três dia e noites de fome e frio.

A mente vaga, quase nada lembrava, os cabelos molhados do sereno da madrugada, 

procuro no bolso um lenço que eu não tinha, encontrei um papel, elevo as mãos ou ´céus,

abri  e li , era o meu alistamento para servir a pátria, foi como sair do inferno e encontrar abrigo 

no Céu, foi assim que um ano vivi; muitas coisa aprendi, um abrigo quentinho, saudades hoje senti, 

do toque do silêncio, do chocolata quentinho, cama com lenções branquinhos, assim um ano vivi, 

vestido de verde oliva, no toque do silêncio, as dez horas da noite, e o toque da arvorada, as cinco horas

da madrugada. assim um homem foi forjado. pronto para servir a sua pátria....

Escrito por José da silva caburé, poesias, contos, & versos. Araruama, 20/05/2022.



domingo, 15 de maio de 2022

 Se Deus me ofertasse todo o ouro e pedras preciosas

e mandasse  eu escolher, ou viver na pobreza extrema,-

eu o responderia, Deus eu nasci na pobreza e nela estou vivendo,

ser pobre é viver uma vida verdadeira, e mais perto do senhor; 

Deus para mim as coisas mais  valiosas, se pudesse era ter a vida eterna,

com saúde, podendo andar, a mente fertil. e os meus olhos saudáveis, para

poder olhar toda a beleza do universo, como o sol, a lua e as estrelas, e a terra 

com os seus lagos e rios, e o azul  das águas dos mares, e as verdes florestas,os

cantares dos pássaros. Deus eu só vos peço que no final da minha vida, não

me deixe em uma cadeira de rodas e precisando de um cuidador,neste caso a 

vida para mim não terá nem um valor. Escrito por José da silva. 

poesias contos & versos, Araruama. 15/05/2022.


 Eu acho que exista forças externas apoiando  os partidos da esquerda,

O Brasil deve ter muito cuidado  a lei rouanet provocou a ira dos artistas,

como esta fazendo a cantora Anita. e outros mais, até atores dos estados unidos 

estão fazendo propaganda contra as eleições deste ano, todos nós sabemos como 

esta se comportando, os quem cuida das eleições deste ano fazem  de tudo para que

 as forças armadas não fiscalize , com esta insistência serrada  brota em nós a desconfiança

que coisas ruins contra o povo democrático esta para acontecer , só não acontecera se as 

forças armadas estiver presente,  não importando o candidato que vença  as eleições, porque

foi limpa  na conta dos votos, 

O pais que a maioria  dos seus abitantes  não estejam satisfeita com os políticos que eles os 

elegeram, devem evitar  que as forças armadas tome atitude, este dever de agir é dos eleitores, 

que votaram neles, e quem lá os colocou, para nos representarem, e quem lá os pois  tem o direito

de retira-los. esta atitude dos eleitores evita a interferência externa, de outro pais, de regime contrário 

a nossa democracia, o papel das forças armadas neste caso é reforçar as nossas fronteiras, para evitar

os oportunistas, escrito por José da silva caburé ; Araruama. 15/05/2022.


sexta-feira, 13 de maio de 2022

 Tenho um cavalo vermelho, de nome beija-flor, ele  

tem sete palmos de altura, tem marcha picada, e uma boa andadura.

Trago-o bem ferrado, para quando entrar na cidade, tirar fogo na causada,

nus rompões das ferraduras, ele tem uma cela preta, de vaqueta importada, 

um laço bem trançado, para laçar os bois, para ser marcados, um berrante feito de quatro chifres,

para poder chamar os gados, esta é a história, de um pião poeta apaixonado, no meio da natureza 

neste mundo encantado, namorando a lua e as estrelas, no sereno da madrugada.

Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos, Araruama;01/05/2024.



segunda-feira, 9 de maio de 2022

 Ai que saudades da boemia.

Você foi um dia, a minha fantasia, do meu ultimo carnaval.

Só eu brincava, tendo a sua imagem , na minha mente, e no meu coração.

Sentia a fragrância do lança perfume no salão,  me lembrava  do seu perfume,

que até hoje  tenho guardado no lencinho do meu paletó.

Este lencinho branco, que cobria a minha mão, para que não fosse tocado na

mão de uma dama, demostrando o respeito e a educação.

Era assim que antigamente, um bom Malandro e a sua Malandrinha, que demostravam

as suas elegâncias, ela bem vestida o malandro bem trajado, e perfume importado, 

demostravam o seu valor hoje só posso contar esta história do passado que só deixou recordações.

Hoje esta tudo mudado, já não existe as favelas,  hoje é comunidade, outro tipo de cidade, sem

barraco de zinco tendo no teto os buraquinhos de onde via as estrelinhas, a lua e a estrela d'alva

indo embora dando passagem ao rei dos astros. Favelas foram as coisas mais belas de onde

nasceram os mais nobres poetas deste nosso Brasil....Escrito por José da silva caburé contos & versos.

Araruama. 09/05/2022.


quarta-feira, 4 de maio de 2022

 Sabe o porque da fome , dos desemprego, e dos marginais, assassinos no Brasil? 

foi porque o governo  de tempos passados, retirou do campo toda esta gente que  

tinha a sua casinha para morar, um pedaço de terra para plantar. tinha galinhas no terreiro porquinhos no chiqueiro, e plantava a terça com o dono das terras, vei este tal governante do passado e fez uma lei que

todos que moravam em terras de fazendeiros tinha que ter carteira assinada, e com todos os direitos concedidos pela a lei, Ora como um simples dono de terras que não tem nem como se sustentar com o que a terra já cansada dá, não teve jeito todos teve que desocupar as terras onde morava e ir pelas as ruas das cidades, construindo casebres de papelão, onde se formava favelas sem água e esgoto, e sem iluminação. 

os seus filhos que eram educados viraram bandidos nas mãos dos traficantes, e as mocinhas se prostituíram, tendo filhos atras do outro, enchendo a cidade de mendigos, 

se este novo governo quiser acabar com a fome retorne com este povo para o campo, onde vão viver uma vida de gente e não de um cão abandonado e ainda vão contribuírem com o que plantão e colhem, tendo um teto  para se protegerem do sol, do frio, e da chuva, e ter dignidade, como um outro ser qualquer.O HOMEM...Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos. Araruama; 04/05/2022.


segunda-feira, 2 de maio de 2022

 A educação  família é um modo de educar as pessoas na pratica  

para o convívio coletivo com outras pessoas; .  A educação acadêmica  é 

uma  preparação teórica para uma profissão, superior!

Este é o propósito  de ambas; mas para chegar  ao um estagio satisfatório 

tem um grande caminha a ser percorrido, Primeiro o filho que fora educado 

ele é um ser livre para viver e agir, só depende dele a seguir o que o seus pais 

o ensinou ou vai seguir o seu próprio modo de vida, orientado pelo o seu espírito;

Segundo os formandos acadêmicos, que tudo aprenderam na teoria; quando  for 

pedir um emprego em uma grande firma, vão pedi los  os seus currículos, se for 

um advogado vão ter que apresentar com qual advogado eles trabalharam e quantas 

causas foram resolvidas por ele, o medico sera a mesma exigência, o engenheiro , a 

mesma exigência., só que ele neste caso vai precisar de um mestre de obras que também

tem o nome de pratico, sem este profissional o engenheiro não faz nada e se tentar a obra 

vai cair, sem sustentação, ou o concreto não foi comprativo com a pratica,  

duas de minha experiências, ambas com medico, cai de uma escada faturando um braço .

a minha pele do ombro ao final do ante braço fora toda descolada, levei quatros pontos na cabeça, 

e um ponto no dedo polegar ,para não me alongar vou só citar o que aconteceu, o medico era bem

 novinho  quando terminou perguntei a ele, posso ir embora doutor? não toma este pedido e vã no segundo andar bater esta chapa, chegando lá o radiologista mandou que eu colocasse a mão esquerda em cima da mesa e bateu uma chapa de um lado e outra do outro. eu falei com ele eu levei quatros pontos na cabeça e esta doendo muito, ele respondeu não posso fazer nada o medico pediu foi  a chapa do dedo polegar, conformado morrendo de raiva fui para casa,  outro caso até hoje tenho manchas pretas e brancas nos braços, a anos atrás fui a uma dermatologista ela me examinou com uma lanterninha  e me receitou um creme para pele ressecada, e me falou esta outra mancha deve ser tratada no inverno pois é um tratamento muito dolorido, passado um ano retornei nela , ela não me reconheceu, expus a ela o problema ela me respondeu isto é velhice, olhei pra ele e falei a senhora esta certa , para velhice não a medicamento que cure, boa tarde doutora, obrigado....

Escrito por José da silva caburé, Araruama; 02/05/2022.


sábado, 30 de abril de 2022

 Sou o que sou, tenho orgulho do que fiz e faço;

por todos os lugares que eu passo,

Já tive terras, que quando o adquire a casa era uma tapera.

e dela fiz um castelo. estradas não tinha, era só um caminho, 

que quando chovia ninguém entrava e nem saia, nem usando 

carros com tração nas quatros rodas.  a casa o chão era de terra batida, 

não avia água encanada e nem latrina. regacei as mangas, e comecei 

da tapera fiz um castelo, coloquei luz elétrica, antena parabólica, 

da porteira coloquei um portão eletrônico, com camará de segurança

encanei água da nascente lá do alto, fiz um poço artesiano, abri uma nova

estrada concretada coloquei luz e telefone , fiz estabulo e churrasqueira 

deixando tudo coisa de primeiro mundo, antes de vender doei para a casa de 

cultura  da cidade, um engenho chatanoga, uma tacha grande de fazer rapadura  

de puro cobre, um carro de bois, um alambique de 450 litros de caldo, só não vou falar o nome da cidade porque lá morei muitos anos onde os meus filhos foram criados e até hoje lá mora um filho 

e dois netos e duas netas, mas já sei que nada mais destas coisas doadas por mim não mais existem.deve estar na fazenda de algum politico!

NB as coisas que contei de quando comprei as terras e fiz todas essas coisas já faz 58 anos na quela época nem existia celulares antena parabólica estava começando poucos as possuía . 

escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama. 30/04/2022.


terça-feira, 26 de abril de 2022

 Araruama , faz quinze anos  que moro em você, 

como foi bom te conhecer,

Abito em você na praia do hospicio, a minha rua começa  

na beira desta bela lagoa, hoje como você esta tão diferente,

tem passarela e ciclovia, as crianças já não anda no meio da rua

para ir ao colégio,  já tem bar  barbeiro e  padaria, as residencias 

valorizarão, hoje esta ficando tudo tão lindo, os turistas agradecem 

a boa administração, e quem aqui residem estamos todos felizes; 


O brigado a quem comanda esta maravilhosa Cidade, desejo que se 

reeleja por todo o tempo que a lei o permita, e continue a fazer esta 

Cidade cada vez mais bonita.!!!

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos,

Araruama; 26/04/2022.    

segunda-feira, 25 de abril de 2022

 Não me leve a mal, por ter só estudado até o segundo ano fundamental!

mas sei alguma coisas. na vivencia de oitenta e cinco anos ; de vida, de idas e vindas;

eu sismo que os ossos e os cabelos são  a matéria mais resistente dos corpos; 

nem a terra os devora, também sismo que a terra não alimenta da carne,são as bactérias que as devora.

bactérias que viveram em nosso corpo por toda a nossa vida!

Eu quando menino brincando debaixo da janela onde minha mãe penteava os seus cabelos. e os enrolavam  nas mãos e os jogavam em uma poça onde se jogava a lavagem dos restos de comida, 

este poço existia a muitos anos, um dia brincando com uma varinha de babu, cutucava na quela lama 

e quando o levantava via uma porção de cobrinhas se enroscando, hoje fico a pensar o porque isto 

acontece, os cientistas deveria  pesquisar pois deve ser muito importante para a ciência, 

também dizem que o estudo educa as pessoas, pelo o contrário, quem faz faculdade se tornam doutores,

um ser superior, até quando preso não  se ajunta aos quem não fizeram faculdade, ora o cara é um presidiário  algum crime ele deve ter praticado, o pior é que ele foi educado. deveria dar o exemplo, 

ele também é um fora das leis, tal vez um ladrão ou um estuprador, ou um assassino de mulheres indefesas, outro acontecimento comigo, cai de uma escada quebrei um braço e uma castela levei quatro pontos na cabeça e um no dedo polegar, eu estava sozinho fiquei desmaiado não sei por quanto tempo, eu só imaginei depois que vi o meu sangue coagulado  derramado no chão e o meu corpo todo ensanguentado, e o sangue já escurecido, ai notei  a gravidade deste acidente, gritei o meu vizinho para que me levasse ao hospital ainda bem que tenho plano de saúde, chegando lá fui atendido por um medico bem novinho, ele mandou que a enfermeira fizesse o curativo enquanto ele dava quatro pontos na minha cabeça e um no dedo polegar, logo que terminou perguntei posso ir embora doutor, não leva este pedido para fazer uma radiografia. chegando lá o radiologista mandou que sentasse em uma cadeira na borda de uma mesa de mármore, e bateu duas chapas de um lado e do outro do meu dedo polegar, amigo eu bati com a cabeça esta doendo muito,o radiologista falou  não posso fazer nada aqui esta mandando bater chapa do dedo polegar , eita doutoradas burras, hoje quando me levanto tenho que esperar se levanto eu caio  outro caso fui a uma medica epidemiologista  para ver dois tipos de mancha na pele, ela me examinou com uma lanterninha e no final me receitou um creme para pele ressecada  falou-me volte no inverno pois este outro tratamento  é muito dolorido feito o tratamento no calor depois de um ano lá voltei ela não me reconheceu, eu falei sobre as manchas ela logo me falou isto é velhice, eu levantei e falei a senhora esta certa para a velhice não á remédio que a cure, como eu sou feliz por ter podido só estudar até o segundo ano fundamental.  não sei quase nada e também sei se eu morrer já tendo cem anos, tenho a consciência que não aprendi nem uma simples gota de todos os oceanos.  Tenho muito mais para contar mas é bom parar.se não o saco pode estourar; a pratica vale muito mais que a teoria,escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos, Araruama; 25/04/2022

   


terça-feira, 19 de abril de 2022

Eu amo os quatros elementos; a Terra, O fogo, a água, e o vento!

 Quem já viram e ouviram uma banda passar tocando 

não deve esquecer do roncar de sua tuba e o rufar de seus tambores.

  relembrai-vus, que cinquenta e oito anos se passaram, mas os nossos 

ouvidos escutarão os mesmos tons, e os mesmos sons, se o mastro for 

o mesmo, dissolva a sua banda!!!     

Escrito por José da silva caburé; o pensador, que nunca ficou no esquecimento!!!

Araruama. 19/04/2022.


sábado, 16 de abril de 2022


Meu inesquecível velho banco de madeira.

quantas recordações me trás, bem atrás de ti, 

uma bela cachoeira de água cristalina.

Eu me vestia de verde oliva, ela de azul e branco, 

Era uma linda normalista,linda como uma flor.

Quantas vezes sobre ti fruía o amor.

Hoje só eu estou aqui, sentado sobre ti, chorando a minha dor.

As minhas lagrimas  rola  como rola á águas deste rio caindo sobre ti,

mas não lava  as suas taboas envelhecidas como também estou;  

o tempo foi passando só recordações deixou.

Escrito por José da silva caburé.Araruama. 16/04/2/022.

 


 

sexta-feira, 15 de abril de 2022

 Todo o amor começa com a paixão;

Eu afirmo que quando a Mulher tem o seu primeiro filho

todo o amor que ele sentia pelo o seu marido é transferido,

O que resta é paixão, respeito, amizade, e consideração, 

A mulher regride e volta a ser criança, que ama a sua boneca,

É  uma mistura de doce com fel, doce pela as lembranças vividas

Me lembro ainda que quando te vi me apaixonei, e só depois de nove mês

o verdadeiro amor chegou, pra ti a paixão ficou.!!!

Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos, 

Araruama, 15/04/2022.

 

 


 Existe  muitas sextas feiras,  uma é diferenciada, 

a sexta feira da paixão, neste dia de uma sexta feira, 

as lagrimas de Maria foram derramadas sobre o corpo 

do seu filho amado; que foi pregado em uma cruz e crucificado;

Quando tinha sede e pedia água,  os seus lábios com  fel eram 

untados um sabor de amargor, E Maria amargurada.

com a ponta de uma  lança o seu corpo era perfurado,


Maria sofria, e chorava, Deus falava baixinho em seu ouvido,

Maria não chores ele ficaras comigo em gloria, por toda eternidade,  

E você Maria sera a Santa Maria conformadora de todas as mães que choram!!! 

Escrito por José da silva caburé, poesias, contos, & versos.

Araruama, 15/04/2/022 

quarta-feira, 13 de abril de 2022

 Rir de mim, podes rir o quanto quiseres,

Eu não me importo com estas coisas, que falam de mim;

Eu não sou um homem que bate em mulheres,

Mulher para mim,  são flores, e eu o jardim , e os beijas flores,

Por isto não fale de mim o mulher cálice!!!

Escrito por José da silva caburé, Araruama.13/04/2022.

 

terça-feira, 12 de abril de 2022

 foi uma grande erro dos mãos governos do passado,

ai que eu fico a pensar, o que adiantou estudar;

estudado e possuir diploma da faculdade  Harvard, 

esses mesmos que foram os culpados das Cidades e as

suas capitais onde se formou favelas e quem não tem 

emprego seja humilhado com sua família morando nas ruas

debaixo de uma marquise.;

Quem morava no Céu  hoje mora no inferno, porque perderam as suas moradas no campo 

onde eles tinham casas para morar , um grande quintal onde as mulheris  plantavam ortas

tinha com fartura legumes e verduras, no terreiro chio de galinhas, no chiqueiro os porcos

porcas criadeiras e porcos para engordar para ter carne e banha, alem disto o homem trabalhava

nos dias que ele acabava a sua plantação, ia trabalhar ganhando por dia, todos viviam felizes, 

ninguém no campo dormia ao relento e nem passava fome, 

Segundo erro   o governo acabou com as ferrovias, com isto o frete ficou mais caro porque era

feito por caminhões,  hoje quando viajo para Minas gerais  vou passando pelas as cidades como São pedro dos Ferros, Raul Soares , Caratinga e muitos outros lugares vejo quilometro e mais quilometro que não tem fim  de trilhos enferrujando e dormentes os dormentes apodrecendo..e os fazendeiros não

consegui fazer plantações, porque o salário é alto e não compensa, o governo só da incentivo,aos 

grandes plantadores de grãos , e da pecuária,  hoje as terras para plantação ficaram desvalorizada 

escrito por José da Silva poesias contos, & versos.   Araruama;12/04/2022.


domingo, 10 de abril de 2022

 Mulher , Água  cristalina, gera a vida.

Mulheres, como eu amo vocês, entre vozes uma  

foi responsável pelo o meu viver!

Reconheço  são sentimentos diferenciados, 

Amor, paixão, carinho , caricia, respeito!

O minha Mãe, como eu amo você, é uma paixão tão grande,

um amor verdadeiro que dura eternamente, sem divórcio , e sem desquite!

Mulheres entre vozes, vale tudo, sou vosso escravo obediente, ordene -me

satisfarei todos os vossos desejos, em agradecimento por uma de vos me deste a vida!

Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos, Araruama; 10/04/2022.

   


domingo, 3 de abril de 2022

 Tal vês seja a minha última  escrita.

A mais  bela inspiração,A mulher;

A mulher é um dome tão doce de pronunciar,

Que até os dentes aparecem tendo um sorriso angelical;

quando alguém pronuncia este nome em geral; mulheres.

Estou escrevendo sobre a fonte da vida; comparado ao um 

rio de águas cristalina, que assim se formam as vidas.em geral.

vegetais e animais; as vegetais do útero da terra, 

Animais do útero de uma fêmea  dentro da água,

A mulher é a principal fonte da vida, que povoa a terra, 

Ambas vidas precisam dos quatros elementos,para sustentar a vida.

No meio de tudo isto esta a fêmea  humana. A mulher que Deus as criou


para povoar a terra tanto como tem as estrelas no céu, e sere um presente

de Deus para o homem, para ama las e seres amados, ter filhos e filhas,

para que continue as vidas, superando as mortes!

Este é o meu reconhecimento da mais bela obra de Deus, para os verdadeiro 

homens e as verdadeiras mulheres. que representam a continuação das vidas!!!

Escrito por José da silva caburé  poesias contos & versos, Araruama.03/04/2022.

 

 


sábado, 2 de abril de 2022

 Eu tenho todo o motivo em continuar vivendo no meu querido Brasil;

esta terra que desde a sua descoberta em mil e quinhentos por Pedro

Alves  Cabral, vários países da Europa invadiram e por certo tempo viveram 

nele explorando as suas riquezas como madeiras de lei, ouro e pedras preciosas


Até ser expulsos ; até o pais descobridor dominou este pais por seculo, sendo o Brasil

sua colonia  até quando foi liberto por dom Pedro por uma assinatura  de independência 

assinada por Maria Leopoldina, e enviada em caráter de urgência para dom pedro que se 

encontrava em São Paulo e no dia sete de setembro de 1822 ele gritou independência ou morte, 

e assim o nosso Brasil esta completando 199 anos de existência, continua sendo um pais cheio de riquezas, tendo quase todos os tipos de minerais, como a pouco foi descoberto na amazônia  

grafeno, nióbio e potássio, este pais é tão grande que dentro dele cabe alguns  países da Europa;

esta é a causa  em permanecer neste meu grandioso País de nome Brasil, que sempre esta nas miras 

de invasores, que detém as armas nucleares, e nos só temos para nus defendermos, os nossos bravos 

soldados  da  terra dos mares e do ar, a nossas munições são balas dos canhões,T N T  TETRIL, 

Por este motivo   que precisamos  desenvolver  a energia nuclear para sermos iguais, respeito mutuo!!! 

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.  Araruama; 02/04/2022.


quinta-feira, 31 de março de 2022

 Dia de sol. 

noite de lua e estrelas,

na beira do mar caminho na areia,

Vem nas ondas verdes do mar o canto da sereia;

O meu coração é a morada dos meus sentimentos,

O meu espirito é a morada dos meus pensamentos,

ele vaga , pela a terra, o mar o fogo e o vento;


Eu sou os quatros elementos!!!!

Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos.

Araruama; 31/03/2022.

terça-feira, 29 de março de 2022

 Estamos regredindo e não evoluindo,

Ao por do sol me sento na areia da praia, 

vem a tristeza em ver o rei dos astros ir embora,

esperando o momento da luz crepuscular pouco 

as pouco se apagando, escutando a voz do mar

ou da sereia a cantar; me enche de mágoa e a solidão

me abraça, Ninguém sabe o porque choro e canto sorrindo,

e derramando o meu planto? é de sonhos e esperança e mais nada!

eu só queria ser amado; deste amor desfeito   em lagrimas!

 todos os homens deveria saber  que o amor é uma chuva de verão,

passageira, que começa forte e termina em goteiras. mas nem por isto 

um corisco deve atingir a uma mulher, elas devem serem protegidas 

por um para raio, que  é a lei quem mata deve morrer. O mundo esta

mudado, todo poluído, como os rios e lados, só existindo coisas de mão gosto, 

das musicas ao trajar, a vida não vale nada nas mãos dos bandidos, se mata como 

se fosse barata, os juízes protegem os traficantes e ladrões, as crianças não podem 

ser educadas pelos os pais, o barato é ter o corpo tatuado, e trajar roupas rasgadas.

estamos na evolução do cão, e as mentes poluídas como os rios e os lagos, não á outro 

jeito devo concordar, o mundo deve acabar, se tornar uma pedra pomo como é a lua o nosso 

penúltimo abitar!!! 

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama; 29/03/2022.


sábado, 26 de março de 2022

 No final da minha vida  descobri que eu tenho um grande inimigo!

já completei oitenta e  cinco anos de vida; mas não me considero  ser

velho! me sinto  como uma criança, um adolescente, um forte e jovial rapas;

tenho muitos amigos e amigas, todos virtuais, Amo a natureza, o sol, alua e as estrelas!

e tudo de belo da natureza, Uma mata virgem, e todos os seus abitares; Rios, lagos, 

cachoeiras e suas cascatas, e os mares! A maior parte da minha vida  tem sido um 

aprendizado constante, já engoli cobras e lagartos, até ouriço do mar, muitas vezes engasgava!

mas da vida não tenho nada a reclamar; eu fui forjado com ferro e manganês assim virei aço!

os meus poucos  momentos de felicidade valeu por todos os sofrimentos! Só que  hoje em dia  

tenho  um grande inimigo,que nem posso olhar na cara dele eu me sinto todo  enrugado, enraivecido,

querendo brigar com ele, por ter tirado a minha ilusão de ainda ser jovem eu odeio este espelho malvado!!!

Escrito por José da silva caburé  poesias contos & versos,Araruama; 26/03/2022.

 

  

sexta-feira, 25 de março de 2022

 O mal anda entre nós!

Se todas pessoas soubessem o quanto somos horriveis 

sem o invólucro que nus envolve seriamos bem mais humildes!

Somos caveiras ambulante, feliz mente nem todos nem todos são assim;

sobre os olhares de pessoas que tem este dom divino,

o mais interessante são uma parte de homens e mulheres bonitos que quando são olhados se revelam assim! sem amor ao próximo, sem alma, e sem espirito, 

São fácil de serem reconhecidos, fazem  de tudo para aparecer, até mesmo mutilam  

o seu próprio corpo, não reconhecendo a beleza que Deus os deu!!!

Escrito por José da silva caburé  poesias contos & versos.Araruama; 25/03/2022.


quinta-feira, 24 de março de 2022

 Dizem  que cada país que tem armas nucleares

o seu mandatário tem um dispositivo  de nome

mão morta tendo ogivas direcionadas  para cada país,

este dispositivo pode ser o seu relógio de pulso, se este

dispositivo existe deveria ser guardado dentro de uma sólida 

construção de concreto tendo uma grossa porta de aço com  segredo

que só poderia ser aberta  com permissão dos três poderes; assim o mundo

estaria mais seguro, mesmo que houvesse guerra  o mundo não ficaria preso

nas mãos de um só doido matando crianças destruindo hospitais dizimando 

um pais e o resto do mundo não podendo fazer nada; porque tal doido tem 

o poder de destruir o mundo!!! 

Escrito por José da silva poesias contos & versos ;Araruama,24/03/2022.



segunda-feira, 21 de março de 2022

 A víbora só morre cortando a sua cabeça

Os fanfarrões provocaram o sanção, 

agora só tem um jeito, surpreende-lo com a mesma alma,

e salvar o mundo, em nome da humanidade,  

Escrito por José da silva caburé; Araruama; 21/03/2022.


 A chuva, a água, a fonte da vida;

O minha querida que falta você me fez,

já faz um més que você foi, me deixando 

sem o seu frescor, para aliviar este calor abrasador

que não me deixou  dormir e me alimentar, o meu 

corpo vivia dias e noites molhado  de suor, 

Que bom você ter voltado, toda faceira trazendo o seu frescor,

a paz e alegria, até o jardim floresceu, minha amada água, hoje

eu te amo muito mais que te amava, relembrando a falta que você me fez,

durante este mês abrasador, juro te amar por toda a minha vida minha

água  querida que lava o corpo e a alma e todas as imundices e as feridas, 

chuva, pingo, a pingo, de lagrimas vertidas, fonte da vida, que faz brotar

da terra o sustento de toda a humanidade, sem você água amada a terra 

seria um vasto deserto sem vidas animais e vegetais, todos os seres vem de ti água amada.

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.Araruama, 21/03/20

 


domingo, 20 de março de 2022

 Um amável mentiroso ;

Amores da mina vida, 

Amores que foram enganadas por mim!

Da minha boca só sairão palavras mentirosas,

só os beijos e os carinhos foram verdadeiros.

Eu nunca amei vocês, e mais ninguém em 

toda a minha vida.

Eu sempre fui gentil e cavalheiro, sou sou 

um viajante passageiro, entre este jardim em flor,

Eu fui, eu sou, um simples beija flor!!!

Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos,

Araruama; 20/03/2/022.

  

sábado, 19 de março de 2022

 Meu dilema;

Quem me vê cantando pensa que eu sou feliz,

mais não sou!

Eu canto para abafar o pranto, deste homem sofredor,

A dor que eu sinto, não é do corpo físico,é da alma e do 

espírito!

Quem ama e não é amado, e melhor morrer crucificado

como morreu Jesus,em uma cruz!!!  

escrito por José da silva caburé poesias contos & versos

Araruama março de 2/022


 Sole mio em português;

Que bela coisa, uma jornada de sol, 

um ar sereno depois da tempestade.

pelo o ar fresco parece já uma festa, 

que bela coisa que bela coisa uma jornada de sol.

Mas um outro sol mais belo,  hó garota , hó meu sol,

esta na sua fronte..

 o sol, o meu sol, esta na sua fronte.

Quando desce a noite e o sol  deita-se, me pego quase 

uma melancolia.

Ficaria em baixo da sua janela, quando desce a noite 

e o sol deita-se, mas um outro sol mais belo hó garota

o meu sol esta na sua fronte, o meu sol esta na sua fronte

esta na sua fronte.!!!

escrito por José da silva caburé. Araruama, 19/03/2022


terça-feira, 15 de março de 2022

 A vida começa em um gemido de prazer

A minha vida começou como se fosse um projetil 

lançado de um canhão, que atingiu  o alvo,

tendo a sua explosão retardada, só explodindo 

depois de nove meses, sendo lançado no mundo, 

até hoje este projétil da volta, e mais voltas na terra, 

até que a sua impulsão acabe!!! 

Escrito por José da silva caburé,  Araruama; 15/03/2022.


domingo, 13 de março de 2022

 Votei neste governo e tornarei a votar!

Mas tem coisa errada,sobre aumento dos combustíveis,

um aumento abusivo, que só trás  miséria para o povo Brasileiro.

Não é verdade que o governo passado quase levou a Petrobras a falência,

e porque não baixar o combustível pela a metade do preço praticado hoje!

Á vai perder investimentos externos; 

 Á é por causa dos investidores! vamos continuar a dar a eles 

o privilégio de comer caviar, beber os melhores vinhos, gasta fortunas no

casino de Las Vegas.

Vamos ganhar muito mais, porque todas as mercadorias também vão ter o seus preços reduzidos,

porque o combustível agora custara a metade do que era cobrado, ate todos os salários terão reajustados 

com  mesmo aumento sem ser preciso ser aumentado pelo o patrão, trasporte urbano e interestadual.não faltará. 

Só o que for exportado continuara a preço do mercado externo. tudo poderá ser exportado; salvando o nosso abastecimento que continuará com o preço estabelecido pelo o governo.

 Escrito por José da silva caburé.Araruama,13/03/2022.


 Hei você que cobra  das pessoas como

devemos viver e comportar perante a sociedade?

Eu te vejo uma bela mulher já de cabelos brancos,

Te pergunto; tudo isto que você cobra dos outros 

você os pratica? a sua alma sempre foi alvaiada,

na brancura do saber? e todos vivem na escuridão

da ignorância?  presada amiga, eu nunca li um livro,

a não ser até o terceiro ano fundamental, por tanto 

na minha vida só tive dois empregos, no primeiro 

como ajudante de almoxarifado; dentro de seis  meses 

fui ser gerente de uma filial, neste emprego fiquei oito anos 

a firma fechou, logo que começou o regime militar como 

agora neste vírus infernal.o segundo foi em uma firma estatal,

lá fiquei durante vinte e dois anos vinte como motorista da 

diretoria e responsável pelo o trasporte das dezoito horas a seis

da menha, hoje estou aposentado e procurando a aprender 

principalmente com pessoas que achão ser superiores! 

olha presada senhora o saber é infinito, as pessoas pode até 

ter se formado em boas faculdades, mas tudo o que ele aprendeu

não passa de uma gota de todos os oceanos, só Deus sabe de tudo.!!!

Escrito por José da silva  o poeta analfabeto, poesias contos & versos.

Araruama. 13/03/2022.

  

 

 Deus exite! 

Esta noite esta tão linda, o céu estrelado, um lindo luar,

eu sentado na areia, escuto murmúrios vindo do mar,

deito cruzo os dedos  repouso a cabeça e fico a pensar,

meu Deus como é belo universo o espaço sideral;

Quem não acredita em Deus, são os espíritos  do mal,

Ai quem me dera, quando morrer ser um pássaro, 

não importa a especie, basta ter azas e olhos.!!! 


quinta-feira, 10 de março de 2022

 O bela imagem de uma mulher que me seduz.

Cola-te em meu corpo,de braços abertos um embrema de uma cruz,

 sinta o meu coração, badalando como um sino da capela do divino;

eu me confesso, e a Deus eu peço que perdoe os meus pecados,por 

ter pensado não ser merecedor deste grada amor;eu sendo um simples trovador;

confesso que erei, hoje ela minha Raia eu sendo seu Rei!!! 

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos, Araruama;10/03/2022.

 





quarta-feira, 9 de março de 2022

 Vá tristeza, saia desta morada, 

ela pertence  a alegria e a felicidade;

prefiro viver com a solidão, longe da 

multidão da cidade, onde impera a falsidade;

A minha morada é em um alto monte, de onde

nasci água cristalina, e vejo todo o horizonte.

Venha amiga solidão, sente aqui comigo

acalma o meu coração, nesta noite enluarada, 

em revoada dos pirilampos,ouça os dedilhar nas

 cordas do meu violão, eu gosto de viver desta jeito

acalma o meu coração dentro de meu peito, ouvindo o chá 

das águas a tombar na cachoeira, e os cantar dos passarinhos,

deste jeito eu nunca senti sozinho!!! 

escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos.

Araruama,. 09/03/2/022.


domingo, 6 de março de 2022

 Sonhei com Madri.

A Espanha é tão longe do Brasil

Eu nem acreditei, quando ouvi 

algum gritar o meu nome, olhei 

e nem acreditei  quando te vi, no meio

da multidão senti um impacto em meu peito,

era o seu corpo quente e cheiroso, eu querendo lhe falar,

mas você não deixava, os meus lábios estavam colados 

aos teus, em um demorado beijo, eu exclamava, 

o cigana feiticeira o seu feitiço em mim pegou, como 

um toureiro pegando um touro na arena, nunca vi cigana morena,

O cigana; afinal você é de barcelona ou de Madri? á, é, da Catalunha 

onde o toureiro  pega o touro a unha?, mesmo que tenhas vindo sozinha 

de Anda Luzia, agora você tenha a minha companhia,

eu sempre te amei, mas que você me amava, eu não sabia;

agora estamos juntos, eu um projeto de um poeta e você minha

doce poetisa, me ensina escrever poesias, estaremos colados 

um ao o outro noites e dias, pelo o resto de nossas vidas....  

escrito por José da silva caburé; Araruama; 06/03/2/022.




 

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Eu  aprendi, que mesmo que eu nunca toque em seu corpo,

nem ouvir as suas palavras, basta que eu olhe em seus olhos, 

que o meu coração bata, como se fosse uma aldravia,

chamando a sua atenção, de coração, para coração, de duas almas.


apaixonadas..... José da silva cabur; poesias, contos & versos.

  

domingo, 20 de fevereiro de 2022

A terra corrói o ferro, mas não come a carne ela 

 rejeitaras os seus ossos e os seus cabelos, 

a sua carne quem o devoraras serão as bactérias

assim como sempre foi todo o seu corpo, o sustento delas 

por toda a sua vida, só elas sobreviveras; 

escrito por José da silva caburé.em 20/02/2/022.


 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

 foi muito bom o nosso presidente Bolsonaro 

ser solidário ao presidente Puti, foi uma troca de gentileza 

pois no caso Amazônia o presidente puti foi solidário, enquanto

os presidentes bidê e mácron foram contrário acusando o Brasil 

de destruir derrubando e queimando a Amazônia  o Brasil em fim 

esta soltando as amarras que o prendia o nosso presidente esta certo 

fazer amizade  com o mundo inteiro, sendo amigo e dar abrigo os refugiados 

guerra por guerra temos aqui mesmo dentro do nosso pais sendo os nossos 

inimigos os mãos Brasileiros;......escrito por José da silva Araruama;18/02/2/

022   

 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

 Um dia, por ti chorei, hoje não choro mais;

as minhas lagrimas derramadas no jardim 

da solidão, regaram lindas flores, 

Os meus olhos sorri, sem lágrimas cair,

A minha tristeza se foi, nas asas de um beija flor, 

Eu ficarei aqui, neste mesmo jardim, ouvindo as 

sinfonia dos passarinhos nesta linda tarde de verão,

vejo no céu revoada de andorinhas, o sol esta indo,

a lua, e as estrelas virão, 

Adeus solidão.....

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.

Araruama. 31/01/2/022.


domingo, 23 de janeiro de 2022

 Papai sempre falava, filho em qualquer lugar

que você for, namore primeiro os homens, 

só depois namore as mulheres;

Continue como sempre foi o seu pai, que sempre foi 

trabalhador, e respeitador das leis do nosso pais;

isto é ser malandro, malandro no bom sentido, 

que só namorava mulheres solteiras, que não tivesse amante,

e nem marido; ande sempre a favor do vento, só assim não 

correras perigos, terás uma vida longa, cheia de amor pra dar

porque o amor é a vida; 

Papai eu te prometo ouvir os seus concelhos, o senhor sempre sera

a moldura e eu o seu espelho.!!!

Escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos.

Araruama;23/01/2/022.



 Eu vi, uma linda comemoração, anunciando o verão!

Ai que beleza, que harmônia, a quanto tempo eu não via, 

revoada de andorinhas;

O céu ficou estrelado, mesmo sendo dia;

Corpos pretos, peitos brancos, comemorando o verão deste ano!

Não desejo que volte nunca mais são os bandos de pardais

Aí que saudades dos nossos canarinhos, quase foram extintos 

pelos os pardais assassinos!

Entre os anos 1948 a 1960, o Rio de Janeiro fora reduto desta praga,

embora foram espalhados pelo o Brasil inteiro, no final não mais se via

os nossos canarinhos nos terreiros.

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.

Araruama; 23/01/2/022.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Sapiência não é uma lagoa cheia de sapos;

nem o peido de uma vaca polui a atmosférica,

Sapiência é uma cabeça humana cheia de boas idéias, 

para melhorar o mundo; promover a paz, entre as nações,

para evitar as guerras;

Para que aconteça  toda a sapiência deveria ser mudada 

para o coração, é nele que se guarda, toda a sabedoria, 

do amor, pela a família e a humanidade;

todos somos irmãos, principalmente do filho de Deus Jesus;

O que mais polui a terra, não é os gases do gado, são os gases

fátuo  desprendido do cadáveres em decomposições, este gaz é

muito toxico  que quando se mistura com o oxigênio acende 

um fogo colorido , isto se vê a noite, o nome deste gaz é Fátuo.

e não o peido de uma vaca, como falou uma certa cantora.  ela 

sim um dia vai se transformar neste fogo, que é até muito bonito 

todo colorido de azul amarelo e vermelho.

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos

Araruama; 17/01/2/022.

 



  

domingo, 16 de janeiro de 2022

 Vá saudades nas azas de um beija flor, 

procure ela para mim por favor;

já não aguento mais a falta do seu amor, 

sem ela fiquei doente, não existe remédio 

que mi cure, já fui no pai de santo, 

rezadeira e cartomante, não adiantou nada 

para continuar vivo, vivo de calmante,

se não quiseres ser mais minha esposa, 

que vivamos como dois amantes,

o amor de qualquer jeito vale tanto como 

vale um diamante; 

não falo o nome dela, olhos grande tem bastante.....

escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.

Araruama; 16/01/2/022.

   

sábado, 15 de janeiro de 2022

 Não quero mais saber, nem quero te escutar,

estou cheio de suas mentiras e melhor terminar, 

este amor esta sendo uma loucura não deve continuar,

você é casada tem o seu marido. eu tenho os meus 

filhos para criar, procure outro alguém que possa 

te sustentar os teus devaneios  de grandeza, não trabalha

só quer vadiar, adeus o dada das noites , adeus mariposa,

vá cuidar de seu marido , eu cuidarei dos meus filhos e de 

minha esposa.

Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.

Araruama.15/01/2/022.


 isto é só um teste, obrigado por aceitar!



 Por causa da aquele lencinho branco, 

fugi para poder viver o nosso amor, 

Aquele lencinho branco que um dia 

enxuguei o seu planto, guardo comigo

até hoje manchado de carmim,

e de seu batom vermelho, 

Hoje sou eu quem choro, amargamente,

diante de um espelho.

Veja como é a vida; tantos anos se passaram, 

hoje você já não é a mesma, nem eu sou.

eu vivo solteiro, e você também não se casou.

hoje em fim somos velhos! Eu não te prometo o céu, 

tão pouco o inferno; acredito que juntos viveremos

em um paraíso, nada mais sera preciso, seremos

eternizados, esqueceremos o passado, 

e viveremos este amor contido de oitenta e cinco anos;

te prometo amor e carinho e fidelidade, não chores 

mais os seus pais não existem mais, vamos viver o presente

esquecer o passado.

Escrito por José da silva caburé poesias contos &versos.

Araruama. 15/01/2/022.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 Da antiguidade para a modernidade;

Não gosto da tal modernidade, prefiro como antigamente, 

Gente era gente, 

Na modernidade gente virou fera, destruíram até  a beleza 

das favelas, que virou comunidade;

Lá já não existe poetas, que compunham lindos versos e canções,

em cada boteco um cavaquinho ou um violão, nas mãos de um bamba

do samba; hoje a musica mudou seu som, nelas não existe mais poesias,

as metralhadoras e quem faz o som, a caneta que escreve as poesias é a 

ponta de um punhal, a tinta vermelha é o sangue de um trabalhador,

esta tal modernidade mora em um castelo na esplanada dos ministérios, 

Já não se vê revoadas de andorinhas, sumiram todas devoradas pelo os 

morcegos, bicho nojento, corpo de rato, asas de anjo, alma do diabo,

transmissores da febre borbônica, difícil de serem exterminados, 

prefiro a cobra que é só corta-la a cabeça, se existe alguém que tenhas

coragem que apareça, e livrai dela a quem nós temos apresso!!!

escrito por José da silva caburé, poesias contos & versos,.   

Araruama; 13/01/2/022.


 A minha morada é uma casinha pequenina 

bem lá no alto da quela colina, onde vivi 

dentro dela todo o meu amor;

ela é uma cabocla mais bonita que uma flor;

Ela é minha patativa, eu seu beija flor;

Quando me da saudades dela deixo o meu 

roçado vou de passos largos só pra dar nela

um abraço bem apertado;

Ela deixa tudo de lado, tira a fita dos cabelos, 

retira o avental, eu carrego ela nos braços, 

finjo que trópico e caiu ali mesmo amamos 

O que vale é a felicidade e muito amor no coração.

Voltam,os juntos pro roçado em quanto eu carpino,

ela vai espalhando sementes de flores de varrias 

especies e cores; 

de longe escuto seus murmúrios, cantando baixinho

canções de amor; 

lá do alto se vê todo o horizonte até onde as vistas 

alcança, 

Já esta entardecendo, a penumbra vem chegando, 

as estrelas vem surgindo, e a lua acompanhando, 

Começa a sinfonia, dos sapos, dos grilos, e os piscar 

dos pirilampos; 

pego a minha viola, e vou a dedilhando e o meu amor 

cantando. e assim ficou até altas horas quando chegou 

o sono!!! 

 Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.

Araruama;13/01/2/022.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

 Ate que enfim vou ter a minha terrinha 

pra plantar e colher;

Agora vou viver sossegado, vou criar muitos 

porcos e galinhas caipiras, e muitas cabeças 

de gado;

Do milho vou fazer fubá, pra fazer ague farinha 

e canjiquinha pra comer com torresmo ,o que 

sobrar tratar dos  pintinhos no terreiro;

O arroz e para o almoço e o jantar, o que sobrar

do pro compadre e prá comadre; 

o café eu vou vende mil arroba e ficar o ano inteiro

numa boa,

do canavial vou fazer melado, rapadura , e açúcar mascavo,

e uma cachaça da boa, a do caburé o homem que dela bebê

não  bate em mulher, 

mandei fazer um carro de bois, já estou fazendo uma guida, 

que é uma vara comprida com um ferrão na ponta pra tocagado.

Escrito por José da silva caburé ; poesias contos & versos.

Araruama; 12/01/2/022.