sábado, 16 de fevereiro de 2019

Os meus oitenta e dois anos vividos ouvido bobagem
das bocas de que sabe de tudo,;
nasci no campo onde o meu pai tinha um sitio de oito
alqueires que somam duzentos e quarenta mil metros quadrados.
porque cada alqueires tem trinta mil metros quadrados. e cada
alqueires mede se três hectares.e cada equitare mede dês mil metros quadrados.
olha que neste pequeno pedaço de terra naquela época papai tina
como terceiro duas família morando lá onde cada uma família tinha
o direito de um pedaço de terra de um equitare para ele plantar só para ele
onde criava galinhas porcos e cabritos e cabritas para que eles tivesse o leite
das cabras para as crianças, sempre tinha uma porca criadeira nunca faltava
gordura carne e torresmo, sempre tinha um frango ou uma galinha pra comer
aos domingos também este chamado terceiro plantava e o que ele colhia era
partido como dono das terras ele ficava com três parte e o dono das terras com
uma parte , e quando o patrão precisava dos seus serviços o salario diário da
época era o custo de um quilo de toucinho que representa um quilo de gordura .
este terceiro só ia na rua para comprar o sal e os panos para as mulheres fazer as
roupas que sempre era de pano barato mais resistente tinha om pano de nome brim
ranca toco este nome significa resistente. até o sabão para tomar banho e lavar as roupas
eram feito pelas as mulheres, eu quando ainda rapas e om meu pai tinha vendido as terras
e viemos morar na cidade nem era cidade era um arraial  com pocas casa onde ele adquiriu
uma tropa de mulas eu fui tropear com ele durante uns tempos e nos fins de semana eu ia na
padaria e pegava com o dono uma cesta cheia de pães e ia para as roças vende los, eu não
percorria um quilometro sem ouvir um galo cantando ou um cão latindo, a roça era total mente povoada, ai veio um tal governo que estabeleceu uma lei quem morassem nas terras dos outros
não poderia ser mandado ir embora, e teria o direito no pedaço que o fazendeiro tinha ofertado
a ele para plantar sem ser preciso dar a terça . ai os fazendeiros deixaram de ter moradores em suas terras,quando ele precisa vai nas cidades a procura deles foi ai que o governo estragou a previdência
social , mesmo sem nunca ter pago a previdência os trabalhadores se aposentam . hoje o campo é total mente vazio sem vidas. não mais escuta o galo cantar nem o cão ladrar, agora os comunista
estão ate contra os industriários eles querem igualdade social , mais como  querem acabar com os ricos que dão emprego comas suas industrias .não vai existir ninguém pobre. pergunto quem vai construir os edifícios, as estradas e tudo mais . como se todos agora somos iguais todos somos ricos
francamente eu fundi a minha cuca, como fundi querendo saber se o universo é infinito.
Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos.
Araruama; 16/02/2019.
    .
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário