domingo, 22 de dezembro de 2019

Eu fico pau da vida ouvindo falar sobre o negro,
Hoje mesmo estava assistindo uma palestra, de
dois deputados, da cor negra respondendo perguntas
de vários estudantes, e sempre ele acusava os brancos,
de ser preconceituosos, eu não sei o que eles mais querem,
pois já existe uma lei, sobre o preconceito, mais que só vale
para os pretos, se alguém pronunciar para uma pessoa de cor
chamando de preto, negro, crioulo.esta pessoa ira presa,
enquanto o negro xinga o branco, de branco, azedo, branquelo,
desbotado, e sem sal, com o preto não acontece nada, eu por várias
vezes já fui xingado como foi escrito desde o primário, e mais
algumas vezes no decorrer da minha vida, mais eu nunca me importei,
outra coisa, o preto tem raiva do branco, e das pessoas ricas. Ora no
mundo inteiro quem da Emprego são os empresários, e na maior parte
eles são brancos. Mais o mundo inteiro é deste jeito, tem que a ver operários,
para todos os seguimentos de domésticos, pedreiros e seus ajudantes, e na
maioria dos cafezais, e muitas outras atividades, grassas a Deus, pois nem
todos têm diploma e se os tivessem quem iria fazer estes serviços citados,
doutores nem um iria fazê-los, tem que ser os pobres, brancos e negros. 
Tem negros que tem preconceito da sua própria cor, eu posso afirmar pois
sou casado com uma linda preta e com ela Deus, nus deu um belo crioulo,          
pergunto porque os negros se une em cada capital formando associações
a recardando dinheiro com os pretos de maior poder monetário, como estes
dois deputados para abrir escola e até faculdades, e deixar de falar dos brancos,
eu nasci pobre e até hoje consegui com o meu honesto trabalho, mesmo só
tendo estudado até o segundo ano do primário antigo, o resto aprendi na faculdade
da vida, onde se morre sem diploma e o que aprendi não passa de uma gota D"água
de todos os oceanos, e nunca culpei a ninguém, hoje sou classe media, e tenho orgulho
de ter sobrevivido honesta mente, e mais orgulho tenho de nunca pela culpa de não
poder ter estudado, meu pai precisava da minha ajuda, e não me arrependo pois foi
ele que me ensinou a ser gente sendo forjado nas labaredas do sol escaldante puxando
enxada, fazendo cercas de arame farpado, tocando tropa de mulas e até amansando
burro bravo, e nunca reclamei que fui escravo, e que saudade tenho do rangir das rodas
rodas do engenho, o do bater do munjolo a noite inteira socando o café ou triturando o milho
para tratar dos porcos e das galinhas. Até saudades tenho, dos partos das vacas e até cesariana
eu fazia, mesmo sem ser veterinário, quem nasceram no campo sabe o que eu esto dizendo,
Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos.
Araruama;22/12/2019.   

Nenhum comentário :

Postar um comentário