terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Devo ter vivido varias vidas;
Acho que sou protegido pelo
o divino, as vezes me vejo
em sonhos como um carreiro,
sabendo os nomes dos bois,
tendo a junta da guia, presos
em canga e canzis, com uma
brocha nas pontas, depois a
contra guia usando os mesmos
apetrechos. depois a junta de torno,
e a junta do cabeçalho também se
chama de coice,todos presos nestas
cangas, em cada junta um corrente
que se chama cambão,que e prendida
no cabeçalho, ai esta completa a tração,
o carro e feito com cheda e assoalho,
em sua volta fueiros para prender a esteira,
tem o eixo e as rodas. prezas em dois cocões
em cada lado,entre o eixo e o calço tem as
cantadeiras que se apertada faz o carro cantar
para a alegria dos meninos e das moçadas , que vem
todas para a janela para ver o carreiro e o carro cantando.!
outros sonho já me vejo tropeiro, conduzindo onze mulas
de carga bem arriadas, cangalha bolças e capas de coro cru.
dependendo do trasporte pode ter dois grandes balaio também
chamado balaio de burro para o trasporte de grãos,a mula da guia
traz no peito um peitoral com oito sinetas , chamada de cincerro!
Conheço tudo do campo,se a terra é fertil, o tempo de plantar e colher,
já fiz muitos partos em vacas, por duas vezes cesariana, mesmo sem ser
medico veterinário, conheço o tempo , observando os incestos, como formigas
e cupins, em revoadas,é chuva na certa,ate sou meteorobiologista sabendo a
direção do vento observando a morada do joão de barro; as vezes sou poeta,
observando a natureza e o espaço sideral..eu sou um  homem feliz agradeço
a Deus tudo o que ele me deu,(Este sou eu).         
Escrito por José da silva caburé, contos &; versos;
Araruama; 16/01/2018.

Nenhum comentário :

Postar um comentário