terça-feira, 7 de maio de 2019

Academia Mundial de Cultura e literatura.
Acadêmico; José da silva caburé,
Patrono; Raul Seixas.
Cadeira;98
Sobre a ave João de barro
Nas minha andanças por este mundão afora,
vou lhes contarem  maies esta história;
por estas minhas caminhadas sem fim, vi
muitas coisas ruins mas também muito mais
bonitas e belas; vou caminhando e ouvindo
os cantares dos passarinhos, nesta imensa
extensão verdejante, no meio delas avistei uma
grande arvore frondosa,setei -me debaixo debaixo
dela para descansar, ouvi o cantar de um sabia,e
nesta mesma arvore em uma bifurcação bem pertinho 
de mi em um galho avistei um engenheiro e construtor
o pássaro João de barro.; construindo a sua morada,
Na sobra desta arvore passa um riacho,eu observava com
curiosidade logo notei que ele antes de ir apanhar o barro
ele ia em uma bananeira,e dela retirava varias fibras secas
e logo voava para a beira do rio,onde tinha o barro preferido
que era sabatinga vermelha tendo pouca areia.e ele ia amassando
o barro e logo trazia e começava o seu trabalho,de fixação do barro
na bifurcação da arvore, eu já sabia contado por um velho amigo
que o João de barro tem na sua saliva uma exima fixadora impermeável.
resistente a chuva, e o vento ,este pássaro é extrema mente muito inteligente ,
ele também é meteorologista ele prevê com antecedência a direção da chuva
do ano seguinte, tem arvore que comporta varias casinhas muitas em direções
contrária , esta inteligente ave para mim eu só não o aplaudo em uma situação
que já mais concordo tem ocasião quando ele vai buscar o barro e a sua
companheira fica sozinha vem orto e tem relação com ela, mas ela não teve culpa
pode se dizer que ele foi estrupada, mas não sei como ele fica sabendo e quando a
casa esta só faltando acabar de fazer a entrada ela já sabendo entra e ele fecha a
entrada e ela morre. amigos este conto é verdadeiro pois eu nasci no campo isto
foi observado durante um mês por mim depois de um ano eu resolvo quebrara
casinha ela estava lá dentro sequinha., tirante disto amo e admiro a sua notável
inteligência  !!!
Escrito por José da silva caburé poesias contos & versos,;
Araruama. 07/05/2019.       

Nenhum comentário :

Postar um comentário