sábado, 18 de março de 2017

São coisas que não existe mais ,
só ficaram nas lembranças 1
A minha vida na roça, quando me
lembro me da saudades, ...
Logo bem cedinho o meu pai
me acordava, no cantar do galo...
para ir apartar o gado!
trazia as vacas leiteiras, ate o curral
ouvindo a  beiradeará das bezerradas
e os mugir das vaca....
depois de tirar o leite ia  buscar os bois
de carro!
eram cinco juntas muito bem treinadas...
guia e contra guia, torno e contra torno,
e a  junta do coice que coma sua canga
sustentava o carro nu final do cabeçalho!
punha o carro na estrade com destino a
cidade para levar a coleta de quela safra ...
o seu eixo era forte, e as rodas bem ferradas,
Entre os cocões tinha as cantadeiras onde
passava o querosene para fazer o carro cantar...
quando chegasse na cidade..
era ai que o carro cantava, as moças vinham
para as janelas  para ver o carro passar, ..
e quando elas me via no cabeçalho começavam
a chorar ouvindo o carro cantar. e cada vez  que
eu balançava o cabeçalho o cantar do caro se repicava.
esta é a saudade que ate hoje me da. as mocinhas na  janela
ouvindo o carro cantar. se fosse hoje eu cantaria pra elas. .
Escrito por José da silva, contos & versos;
Araruama; 18/03/2017.




Nenhum comentário :

Postar um comentário