sexta-feira, 22 de abril de 2016

Redação, os meus tempos de criança,
Quantas recordações me traz ,
Morava no campo, em um lugar muito bonito,
Tinha matas ,rios , e cascatas, no remanso deste
Rio todos os dias eu e meus amiguinhos ia mus
tomar banho, era uma uma grande  alegria,
a gente nem notava a hora passar, assusta vamos
co or gritos da minha mãe , meninos venham já
jé é hora do jantar,mais este lugar era muito bonito
demorava mus irmos embora, e quando eu chegava
mamãe brigava, pois na praia do remanso do rio
varias borboletas coloridas revoava como crianças
brincando de roda,
No caminha de volta ia pulando de pie em pie como
o saci pereré, como a historia que a vovó contava,
acabava de jantar logo já estava de volta ia para o
curral montar os bezerros ,tomava muitos tombos mais
não desistia ,ia de volta pra casa todo sujo do esterco.
e mamãe brigava , mais não me batia,
Isso são coisas da minha infância que nunca esqueço,
Fui crescendo, e papai ia me ensinando as coisa rosa,
buscar as vacas no pasto e soltar os bezerros para ir junto
a sua mãe para pojar para que a vaca dissesse o leite,
A tardinha voltava para o pasto para trazer os bezerros
para ser preso para que não bebesse o leite durante a noite,
o Tempo foi passando e papai ensinado as coisas mais difícil
conhecer  as tralhas que é usada na tropa das mulas,
que são onze, fazia mus longas viagens que durava vários dias,
arranchava mus para descanso das mulas  e alimentava mus
de feijão tropeiro, quando não tia viagem mais tinha o carro
de bois, papai me ensinou todas as tralhas de tração animal,
que era cambão preso  em cada canga  da junta do coice torno
e a guia, as cangas tinhas dois canzis  preso no pescoço do boi
e seguro com brocha de corda transado,
a palavra cambão é por que faz a tração animam de uma parelha
as outras, me ensinou em quantas partes dividia o carro, sendo a cheda,
o aso alho os fueiros as rodas ferradas o eixo com  dois cocões e duas
cantadeiras em cada lado do eixo, quando quer que o carro cante passa
querosene e com as cunhas apertas as cantadeiras,que o carro canta
foi o s tempos mais feliz da minha vida,me fez um homem forte curtido .  
pelo o sol e a chuva, relâmpagos e trovões durante muitos anos foi aluno
do campa e o resto da minha vida ate hoje, é a consequência deste meu
aprendizado no campo, eu sou um privilegiado, poi não tendo grande es
estudo mais me considero doutor que fez ate parto e cesariana em vacas,
o resto o aprendizado foi muito diferente, tive que ser malandro para me
me defender dos menos malandros que queriam me oferecer a ganhar
dinheiro fácil. tenho orgulho em ser do campo pois foi onde aprendi a ser um
home forte de corpo e alma, tenho saudades e respeito pelos os animais que
ajudarão o crescimento do brasil. eu que passei por tudo isto fico revoltado
com os covardes ladroes da pás  roubando ate os alimento das crianços
quando é inscrição das matriculas as mães sofre a noite inteira  e as vezes
não consegue a vaja, nos hospitais não é diferente, falta medico e tudo mais
não tendo vaga em hospitais, se valorizar os médicos que cuidam da nossa saúde
e a presidenta fala que ela não é culpa de nada é a crise, mais esta crise foi criado
pelo o seu partido pois o dinheiro a lava jata esta encontrando com cada um deles.
esta parecendo juntar caixa pra resistir uma inconformidade  bos brasileiros
vou para por aqui  só escrevendo um livro.;
Escrito por José da silva contos & versos,;Araruama; 22/04/2016.

Nenhum comentário :

Postar um comentário