domingo, 23 de abril de 2023

Minha longa vida. resumida entre muitas coisas da vida; Muito eu sei, muito aprendi, tudo na prática, sem teoria tudo aprendi; ler e escrever quase nem sei; nascido no campo, dele tudo quase sei, já fui candeeiro, carreiro, tropeiro, sabendo plantar e colher; da cana faço a rapadura, assucar mascavo, aguardente, e melado, do milho, o fuba, canjiquinha, e maisena da mamona e abacate, o azeite, da mandioca, a farinha e o polvilho; Já rapaz fui servir a pátria, no campo fui forjado a ferro, servindo a pátria fui forjada a aço, lá aprendi a ser mecânico, obtive a carteira de motorista, sabendo o que é um motor, que são peças reunidas que se transformam em força motriz; o motor se dividem em quatro partes; tampão, broco, e catre, culatra; o motor tem quatro tempos, admissão, compressão, esprosão, e descarga; o motor tem caixa de marcha, e as suas engrenagens, o disco de embreagem, a seguir eixo cardã, no final o diferencial, tendo caixa de satélite, pião, coroa, planetária para dar a partida no motor tem o motor de arranque, que a ser acionado gira o motor levando eletricidade ao distribuidor, que o rotor gira levando corrente a cada velas. onde se dá a explosão. depois do combustível e a compressão e a descarga. do motor é só; Gosto de adquirir imoveis velhos para deles construir castelo; na minha mocidade gostei de uma moça de uma família nobre, quando souberam que ela também gostou de mim, ouve uma grande discordância, eu era pobre, sem eira, nem beira, fiquei sentido, mas dei a volta, por cima, dando sorte na vida ficando rico, um dia ele sem saber bateu na minha porta com a pesada aldravai pesada de fino bronze fui atender tanto ele como eu ficamos abobalhados olhando um para o outro, Eu educadamente o convidei para entrar e tomar café junto a mim e afilha dele e o seu netinho. este é o resumo da minha pequinês, perante o universo, os grandes mares!!! Escrito por José da silva caburé, poesias, contos & versos. Araruama; 23/04/2023.

Nenhum comentário :

Postar um comentário